Cartão de crédito – como contestar compras?

A contestação de compra é um procedimento realizado quando o cliente de um cartão de crédito não reconhece determinada transação, ou seja, ele alega que não fez determinada compra. Na maioria das vezes, isso é indício de o plástico do cliente foi clonado e/ou copiado por outra pessoa. Esse tipo de fraude é muito comum nas compras pela internet, justamente, pela facilidade que o fraudador encontra para realizar este tipo de transação. Neste artigo, explicamos como contestar uma ou mais compras realizadas em seu cartão de crédito.


Para contestar uma compra basta que o cliente entre em contato com a central de atendimento e informe que não fez uma determinada compra. O setor de segurança será acionado para analisar aquela transação, constatada a fraude, a cobrança indevida é retirada da fatura do cliente.

Caso o cliente já tenha efetuado o pagamento. O valor da compra paga indevidamente ficará disponível em forma de crédito na próxima fatura.

Normalmente, quando uma compra é contestada, a administradora, por questões de segurança, também realiza o bloqueio do cartão de crédito e emite uma segunda via, isso evita que o plástico continue a ser utilizado indevidamente.

Por que o cartão de crédito é tão fraudado em compras pela internet?
A razão é simples: FACILIDADE, é muito fácil para qualquer pessoa comprar pela internet e pagar com cartão de crédito, pois são pouquíssimos os sites que efetuar a validação dos dados antes de enviar uma transação para a administradora, a maioria não toma o cuidado de checar as informações do cadastro. Para compras pela internet tudo que uma pessoa precisa são as seguintes informações:

  • Número do cartão (sempre é impresso no cartão);
  • Data de validade (consta no cartão);
  • Código de segurança – aquele código de 3 dígitos impresso no verso do cartão. (consta no cartão);
  • Nome do titular, como consta no cartão de crédito;


Como pode ser observado acima, todas as informações de que uma pessoa precisa para realizar compras pela internet são as que estão impressas no plástico. Qualquer pessoa mal-intencionada que tenha contato com o cartão, pode anotar ou até mesmo fotografar essas informações, daí a importância de ficar atento a essas informações no momento da realização de uma compra.

De posse dessas informações o fraudador entra em um site e realiza a compra. Alguns sites são mais rígidos e pedem a comparação da identidade, enquanto outros, nem cadastro realizam.

0 comentários:
Postar um comentário