Como abrir conta poupança com nome sujo na Caixa

Quando se fala em conta poupança é praticamente impossível não lembrar na Caixa Econômica Federal, isso porque o banco estatal é o que mais investe em campanhas de divulgação e incentivo a abertura desse tipo de conta. A principal razão é que a instituição financeira dependente diretamente dos investimentos na caderneta de poupança para disponibilizar crédito a outros consumidores – principalmente o crédito imobiliário. Na matéria de hoje ensinaremos como abrir uma Poupança na Caixa mesmo estando com o “nome sujo”.


Na Caixa ter o nome sujo não é impedimento para abrir uma conta poupança, visto que tal modalidade é exclusiva para depósitos, sendo assim não há análise de risco, pois não é oferecido limite de crédito nesta modalidade de conta.

Posso abrir uma conta poupança mesmo com o nome sujo?
Sim, ter restrições no CPF (Cadastro de Pessoa Física) não é impedimento para a abertura de uma conta poupança na Caixa Econômica Federal, desde que a conta a ser aberta seja exclusiva na modalidade “poupança”, caso seja Corrente+Poupança a instituição poderá recusar a abertura, visto que para as demais modalidades há análise de crédito e de risco.

Uma exigência para que a conta poupança seja aberta é de que o cliente esteja com o CPF regular na Receita Federal do Brasil (RFB), note que ter o documento irregular não tem qualquer relação com o “nome sujo”.

O que pode acontecer é a agência se negar a abrir a conta, mas isso não tem qualquer relação com o fato da pessoa ter o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito. Mas na CEF isso raramente acontece quando o assunto é abertura de caderneta de poupança, caso aconteça a nossa recomendação é para que o cliente procure outra agência da instituição.

ABERTURA

Por enquanto não é possível abrir uma conta poupança via internet, o solicitante interessado deverá comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal munido da seguinte documentação:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência (precisa ter sido emitido em, no máximo, 90 dias);

O comprovante de renda não é necessário, mas se você apresentá-lo poderá conseguir um limite pré-aprovado no seu cadastro, o que facilitaria a aquisição de financiamentos, empréstimos, cartões de crédito, etc no futuro. Além disso, se for apresentado o comprovante de renda é possível a abertura de uma conta corrente + poupança (combinada).

Apenas a conta poupança é isenta de tarifa de mensalidade por padrão. Mas é possível também abrir uma conta corrente gratuita através dos serviços essenciais.

Posso sacar o dinheiro da poupança a qualquer momento? Sim, o saque pode ser efetuado a qualquer momento. Após a abertura a instituição envia um cartão de débito ao cliente, ele é gratuito e serve para a realização de saques nos caixas eletrônicos e/ou realizar compras na função débito.

Fique atento a data de aniversário da sua caderneta de poupança (varia conforme data do depósito), pois só há rendimento caso o dinheiro fique parado na conta por, no mínimo, um mês.

Não dá pra dizer que a caderneta de poupança é um bom investimento, isso porque falando de “investimentos” ela é um péssimo negócio pois perde inclusive para a inflação. Porém ela é muito acessível, além de ser isenta do Imposto de Renda (IR).

0 comentários:
Postar um comentário