Como cancelar o Título de Capitalização da Caixa

Se tiver contratado um ou mais títulos de capitalização com a Caixa Econômica Federal e queira solicitar o cancelamento, é importante que fique atento as regras do produto adquirido, isso porque o cancelamento antecipado pode gerar uma perda financeira para o consumidor, visto que no cancelamento antes do final do período de vigência a CEF pode não devolver 100% do valor que foi pago (conforme as regras do produto adquirido).


Explicaremos nesta matéria como realizar a suspensão e o resgate do valor investido no Título de Capitalização da Caixa Econômica Federal. O banco utiliza várias nomenclaturas para identificar e comercializar o produto, são eles:

  • CAIXACAP
  • IdealCap;
  • SUPERXCAP;
  • Caixa Capitalização;

É possível pedir o encerramento do seu plano de capitalização via internet, para isso basta entrar em contato com pelo site da Caixa Seguradora www.caixaseguradora.com.br – divisão responsável pela comercialização do produto. Se preferir realizar o pedido pela Central de Atendimento de Títulos de Capitalização, basta ligar para o telefone 0800 702 4000 de qualquer lugar do país.

A suspensão antecipada pode gerar prejuízos financeiros ao solicitante. Isso porque a instituição só devolve o valor total do título após o prazo de vigência. Exemplo: Um título de R$ 1.000,00 se resgatado em menos de um ano pode gerar uma perda de, pelo menos, 40% do valor investido.

Normalmente, o percentual de resgate é progressivo, ou seja, quanto menos falta para o vencimento, mais o consumidor recebe. Se optar pelo resgate no vencimento – que normalmente é de 48 meses – o consumidor recebe todo o valor investido acrescido de juros.

Mas não pense que o título de capitalização oferece um rendimento atrativo, seu rendimento chega a perder para a inflação, pois é menor do que a caderneta de poupança.

O cancelamento via atendimento telefônico só pode ser realizado pelo titular do plano de capitalização. Por questões de segurança não é possível que outra pessoa realize o cancelamento em nome do proprietário.

Em caso de falecimento do cliente o inventariante pode entrar em contato com a Caixa Econômica para obter mais detalhes sobre os documentos necessários para o resgate pelos herdeiros. A solicitação por terceiros deve ser feita em uma agência da Caixa Econômica Federal, preferencialmente aquela em que foi feita a aquisição do produto.

0 comentários:
Postar um comentário