Compra não realizada na fatura do Cartão de Crédito

Ao receber a fatura são poucos os consumidores que tomam o cuidado de analisar atentamente tudo o que está sendo cobrado. Este procedimento é importante para identificar compras indevidas no cartão de crédito, foi através de uma análise minuciosa que descobri que uma transação de R$20,00 não havia sido realizada por mim, tal fato era um indício de que meu cartão havia sido fraudado. Neste artigo, explicaremos o que fazer caso tenha um ou mais transações não reconhecidas apareçam na fatura do cartão de crédito, veja como contestá-las.

A primeira providência é analisar a transação e certificar-se de que não foi você quem realizou a compra. A nossa memória é capaz de nos enganar, achamos que não fizemos determinada transação, mas, quando analisamos melhor descobrimos que a compra foi realizada. Muitas vezes, o nome do estabelecimento que aparece na fatura não é o mesmo nome do estabelecimento que conhecemos, daí a importância de analisar todos os dados com atenção.

Após certificar-se de que não foi a pessoa que realizou a transação, a primeira providência a tomar é entrar em contato o quanto antes com a sua administradora, pois, seu cartão pode estar sendo vítima de uma fraude bancária. Diga ao atendente que não reconhece determinada transação em seu cartão de crédito.

Normalmente, o procedimento adotado é realizar o bloqueio da via atual e emitir um novo cartão de crédito para o cliente, evitando que o plástico continue a ser utilizado indevidamente. Quanto as compras não reconhecidas, elas devem ser contestadas.

Ao contestar uma compra o departamento de inteligência da administradora é acionado para verificar aquela transação. Se constatada a fraude, a transação é retirada da fatura de seu cartão de crédito.

Não tenho seguro, e agora?
Não é necessário ter seguro no cartão de crédito, pois ele é OPCIONAL. Nenhum cliente é obrigado a pagar por uma transação na qual não realizou, a segurança do meio de pagamento é uma responsabilidade do banco administrador e não do cliente. 

Caso não reconheça uma determinada transação, a administradora deverá suspender a cobrança depois de efetuar uma análise de segurança. Se constatada a fraude, o prejuízo é da administradora e, em algumas situações, do site ou estabelecimento que realizou a transação fraudulenta. 

O setor de segurança descobriu que o meu cartão de crédito havia sido utilizado indevidamente para a recarga de um cartão pré-pago. Infelizmente, esse tipo de fraude é muito comum, pois qualquer pessoa mal-intencionada consegue utilizar um cartão de crédito em compras pela internet ou telefone caso saiba o número do cartão, data de validade e o código de segurança.


0 comentários:
Postar um comentário