É possível abrir conta poupança com o nome sujo?

A poupança é o investimento mais tradicional do país, embora seus rendimentos percam feio para a inflação ela é ainda o método preferido para guardar dinheiro da maioria dos brasileiros, justamente pela simplicidade, basta abrir uma conta e depositar, seu dinheiro vai render sempre na data do aniversário do depósito (pouco mas vai render). Uma das dúvidas mais frequentes que recebemos aqui no blog é com relação a abertura de conta poupança com o “nome sujo”, ou seja, com restrições nos órgãos de proteção ao crédito.


No caso da conta corrente os bancos podem se negar a abrir uma conta caso o cliente tenha restrições no SCPC ou Serasa, tal fato ocorre porque uma CC disponibiliza limites de crédito, cheque especial, cartão de crédito, etc. Portanto o banco obrigatoriamente precisa fazer uma análise de crédito e de risco antes de conceder qualquer crédito.

Já com a poupança não existe esse risco, isso porque poupança não concede limites de crédito, pois trata-se de uma conta exclusiva para depósitos, o cliente trabalhará apenas com o próprio dinheiro. O banco também ganha com a abertura de conta poupança, portanto é interesse dele que o cliente aplique seu dinheiro no banco.

Portanto é possível abrir uma conta poupança mesmo tendo o nome sujo. Contudo, o banco poderá negar a abrir uma conta para o cliente, pois nenhuma instituição é obrigada a abrir uma conta (apenas com ordem judicial). Mas é raro as agências negarem a abrir uma conta poupança em virtude de restrições nos órgãos de proteção ao crédito, pois essa modalidade de conta não apresenta risco para o banco.

A única restrição seria se o cliente optasse por abrir uma Conta Corrente + Poupança. Neste caso poderá haver a recusa na abertura, visto que a conta corrente é uma modalidade de conta bancária que possui limites de crédito, diferente da poupança.

É interesse do banco ter o maior volume de dinheiro aplicado por seus clientes. O problema é que a maioria dos funcionários não gosta de abrir esse tipo de conta, isso porque ela não gera tarifas e não permite que sejam vendidos produtos adicionais como: seguros, cheque especial, cartão de crédito, etc. Portanto o atendente não consegue ganhar comissão por oferecer esses serviços.

Dica – A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira mais receptiva quando o assunto é poupança. Nunca vi nenhum cliente ter a abertura de uma conta poupança negada por conta de restrições nos órgãos de proteção ao crédito. Tanto que o banco estatal investe constantemente em comerciais de TV sugerindo a abertura. O motivo é simples, o banco depende dos recursos da poupança para conceder crédito.

4 comentários:

  1. quero abri uma conta.tenho bolsa familia sera que eu posso perde o beneficio

    ResponderExcluir
  2. quero abrir uma conta pra mim poder receber o meu beneficio do bousa familia sera posivel

    ResponderExcluir
  3. Eu fui abrir uma conta poupança na caixa econômica e tive o pedido negado justamente por ter o nome no spc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Em qual agência foi realizado o atendimento? O seu CPF está regular na Receita Federal? Você tentou abrir uma conta corrente + poupança vinculada ou apenas poupança?

      Algumas agências possuem critérios próprios para análise de crédito, mas, para poupança, o normal é não ter consulta ao SCPC ou SERASA. O que não pode é estar com o CPF irregular na RECEITA FEDERAL, lá ele deve estar em situação regular para que a conta possa ser aberta.

      A conta poupança não possui nenhum limite de empréstimos ou cartão de crédito, portanto, é injustificável a agência negar a abertura da conta poupança.

      Excluir