PIC do Banco Itaú: como cancelar título de capitalização

O PIC é um Plano de Investimento em Capitalização oferecido pelo Banco Itaú. Ele permite que o “investidor” realize o pagamento único ou mensal, o dinheiro aplicado do título é devolvido em até 48 meses, além disso ele dá a possibilidade de concorrer a sorteios mensais ou quinzenais. Caso queira cancelar um título antes da data de vencimento veja quais são as vantagens e desvantagens.

No resgate antecipado o cliente pode perder parte do valor que foi investido, isso porque a instituição só devolve 100% do valor pago pelo Título de Capitalização ao final do prazo de vigência/carência, que normalmente é de 48 meses, ou seja, quatro anos.

Capitalização não é investimento!
Essa é a primeira informação importante, muita gente costuma dizer que está “investindo em títulos de capitalização”, isso jamais pode ser dito, pois TC não pode ser considerado um investimento pois não apresenta rentabilidade suficiente para ser considerado como tal.

Para efeitos de comparação, um Título de Capitalização pode render menos do que a caderneta de poupança, isso porque existe taxa de administração para a concessão de prêmios – tal como ocorre na loteria.

Dessa forma o PIC do Itaú acaba perdendo para a inflação. Ao final do prazo de vigência o seu poder de compra com o dinheiro ali “investido”, não será o mesmo, pelo contrário, você perdeu poder de compra mantendo seu dinheiro aplicado em um péssimo produto.

A única situação em que a capitalização se torna vantajosa é caso o cliente seja contemplado nos sorteios. Pois fique sabendo que a probabilidade disso acontecer é praticamente a mesma do que jogar na loteria.

O Título de Capitalização só é um bom investimento para o banco, e para o gerente, que ganha comissão por vender esse tipo de produto.

COMO CANCELAR

O cancelamento do PIC Itaú pode ser solicitado de quatro formas: via internet, telefone, caixas eletrônicos ou ainda em qualquer agência do Banco Itaú. Pela internet o interessado deve acessar o Internet Banking (apenas correntistas), após fazer o login deverá selecionar PIC > solicitações > Interrupção de pagamentos.

Depois de interromper o pagamento, para obter o valor investido de volta o correntista deve selecionar “RESGATAR” e seguir as instruções apresentadas na tela.

O prazo para a disponibilização do valor resgatado em conta corrente é de até 10 dias úteis. Então é necessário aguardar esse prazo para obter o dinheiro disponível na conta do Itaú.

Central de atendimento: No telefone 4004 4828 ou 0800 970 4828 também é possível interromper pagamentos mensais e pedir o resgate do valor aplicado. Caso não seja correntista basta ligar para o 4004 4444 ou 0800 727 4444.

0 comentários:
Postar um comentário