Por que o título de capitalização não é um bom negócio?

Seu gerente já deve certamente ter lhe oferecido a contratação de um título de capitalização, pois esse produto é muito oferecido pelos bancos, seja eles, públicos ou privados. Embora seja um péssimo negócio, esse tipo de produto continua atraindo novos consumidores por falta de informação. Quando o cliente escuta que ao final do plano ele recebe todo o dinheiro “investido” corrigido com juros e ainda concorre a prêmios mensais, ele pensa que aquele produto é um investimento, quando na verdade não é!


A capitalização está bem longe de ser um investimento, o produto está mais para um jogo de loteria. A única vantagem é que ao final do plano, normalmente 48 ou 60 meses, o cliente recebe 100% do valor pago.

Rende menos que a poupança – Pouca gente sabe, mas o Título de Capitalização é capaz de render menos do que o pior investimento do mercado, a caderneta de poupança, que por sua vez já tem perdido para a inflação. Manter o dinheiro aplicado neste tipo de produto por 4 ou 5 anos, fará com que o seu poder de compra diminua significativamente, então, não é um investimento.

Pra não dizer que fui muito pessimista, você pode sim sair no lucro, mas isso só vai acontecer caso seja contemplado em um sorteio. O que convenhamos, é pouco provável de acontecer, a chance é quase a mesma do que ganhar na TeleSena (que é um título de capitalização) ou na loteria.

Ah, e tem mais, se você quiser perder 40% do valor investido, tente resgatar o produto antes de doze meses. O prejuízo será grande, pois o banco só devolve 100% do valor que foi pago, caso o titular permaneça com o produto até o fim do período de vigência, que pode ser de quatro ou cinco anos.

O Título de Capitalização também não é isento de imposto de renda igual à caderneta de poupança, tanto que no IR deve ser declarado na coluna “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”. Mas o pagamento do imposto só acontece caso a capitalização tenha lhe proporcionado algum rendimento, mesmo que perca para a inflação.

Dúvida: tenho um título de capitalização no qual pago R$300,00 por mês, estou na terceira parcela. Devo cancelar ou continuar pagando o plano por 60 meses?
Deve cancelar, sem dúvida, pior do que adquirir um péssimo investimento é continuar investindo mensalmente, ainda mais R$300,00. Como você está na terceira parcela, as perdas serão minimizadas, acredito que o cancelamento neste momento fará você perder, em média, 40% do montante pago até o momento. Abandone o barco enquanto ainda há tempo de minimizar as suas perdas.

0 comentários:
Postar um comentário