Posso abrir conta poupança com 'nome sujo'?

Sim, é possível fazer a abertura de uma conta poupança com restrições nos órgãos de proteção ao crédito, tal como, SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) ou SERASA, porém, não são todas as instituições que aceitam esse tipo de conta, normalmente, os bancos privados têm mais resistência para a abertura desse tipo de conta. Já os bancos estatais como: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil são menos burocráticos, inclusive eles estimulam a abertura desse tipo de conta de “investimento”.


Impedir a abertura desse tipo de conta porque se está com o nome sujo não faz nenhum sentido. Isso porque a conta poupança não oferece nenhum risco de inadimplência para a instituição, visto que o cliente apenas depositará suas economias. A conta poupança avulsa não oferece cartão de crédito, cheque especial, limite de empréstimo ou qualquer outra linha de crédito, trata-se de uma conta exclusiva para depósito, também chamada de Caderneta de Poupança.

Caixa Econômica Federal é o melhor banco para abrir Conta Poupança

A CEF (Caixa Econômica Federal) pode ser considerada a melhor instituição para se abrir uma conta poupança, isso porque ela não tem tanta burocracia, inclusive ela estimula através de campanhas publicitárias a abertura deste tipo de conta. Os documentos necessários são:

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) do titular da conta;
  • Comprovante de endereço (qualquer conta de água, luz, telefone, etc, não precisa estar no nome);
  • RG ou outro documento de identificação com foto;
Não é preciso apresentar comprovante de renda para abertura de conta poupança na Caixa!


Não Caixa não é exigido depósito mínimo, porém, recomenda-se que o solicitante deposite qualquer valor para ativar a conta e não deixá-la “zerada”. Quando abri minha conta depositei, inicialmente, apenas R$20,00 para que a conta não ficasse vazia.

É cobrada alguma taxa de manutenção na poupança? Não, a conta poupança é gratuita, não há anuidade ou taxa de manutenção. O cliente ainda recebe um cartão de débito de bandeira MasterCard, Visa ou ELO, com ele é possível realizar saques em caixas eletrônicos ou ainda fazer compras usando a função “débito”.

A conta poupança pode ser aberta no nome de menores de 16 anos? Sim, o responsável deverá ir até uma agência da Caixa com os documentos da criança. É obrigatório que a criança já tenha o CPF (Cadastro de Pessoa Física). O responsável poderá movimentar a conta até que a criança alcance a maioridade.

0 comentários:
Postar um comentário