Como abrir conta poupança na Caixa com o nome sujo?

A caderneta de poupança é o investimento conservador mais tradicional do Brasil. O seu sucesso se deve, principalmente, pela facilidade que qualquer pessoa tem para aplicar, basta abrir uma conta gratuita e depositar qualquer valor. A principal vantagem é que o consumidor pode realizar um saque a qualquer momento via cartão de débito. Neste artigo explicaremos como abrir uma conta poupança na Caixa Econômica Federal mesmo estando com o “nome sujo”, ou seja, inscrito no cadastrado de proteção ao crédito do SCPC ou Serasa.
Podem abrir conta poupança na Caixa Econômica Federal qualquer pessoa, não é preciso ter o nome limpo, pois a caderneta de poupança não apresenta risco de crédito para a instituição financeira. A conta poupança serve apenas para depósito, não contando com limites de crédito, cartão de crédito, cheque especial ou qualquer outro produto financeiro.

A conta poupança da Caixa Econômica Federal não possui mensalidade ou taxa de adesão. Não é exigido depósito mínimo, o cliente pode depositar qualquer valor no ato da abertura (recomendado para ativar a conta e não deixar com o saldo zerado).

Para abrir conta poupança sozinho é preciso que o solicitante tenha, pelo menos, 16 anos. Os menores de 16 anos só podem abrir uma conta na presença de um dos pais ou responsáveis. Caso seja menores de dezesseis anos a movimentação da conta só poderá ser feita pelo responsável até que o titular complete 16 anos (idade mínima para movimentação independente de uma conta).

Documentos necessários

  • RG ou outro documento de identificação oficial com foto;
  • Comprovante de residência recente (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);


Observação: o comprovante de renda é um documento opcional (não obrigatório) para a abertura de uma conta poupança.

Apenas para menores de 16 anos:

  • RG ou outro documento de identificação oficial com foto do responsável legal;
  • Comprovante de residência recente do responsável legal (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) do responsável legal;
  • É indispensável o comparecimento de um responsável legal para a abertura de uma conta para menores de dezesseis anos;


Nota: não existe idade mínima para abertura de uma conta poupança, você pode abrir uma conta inclusive para bebês e crianças. Porém, a abertura só poderá ser feita por um dos pais ou representante legal devidamente identificado.


0 comentários:
Postar um comentário