Como fazer o CPF pela internet? Veja o passo a passo

Até pouco tempo atrás fazer o CPF (Cadastro de Pessoa Física) era um procedimento extremamente burocrático, era preciso reunir vários documentos e ir até um posto credenciado da Receita Federal. Hoje em dia o procedimento é mais fácil, pois é possível emitir o documento pela internet ou em agências dos Correios, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil. Neste artigo ensinaremos como emitir o CPF rapidamente por meio da internet.

O CPF

O Cadastro de Pessoa Física, mais conhecido como CPF, é um documento obrigatório para todo brasileiro, sendo um requisito para abrir conta em banco, tirar passaporte, fazer matrícula em universidades e até mesmo para procurar um emprego. Sem o CPF a pessoa fica excluída dos serviços financeiros e não pode ter conta em banco, cartão de crédito ou qualquer outro produto e/ou serviço financeiro.

Além disso, o documento é obrigatório para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Não há idade mínima para solicitar a emissão do cadastro de pessoa física, no entanto, os menores de 16 anos não podem pedir o documento diretamente, a solicitação deverá ser feita por um dos pais ou responsáveis.

A partir dos 16 anos a solicitação já pode ser realizada por meio da internet. Será necessário, no entanto, que o solicitante tenha o Título de Eleitor, pois ele é um dos únicos documentos exigidos no preenchimento da solicitação online.

COMO EMITIR – PASSO A PASSO

O usuário interessado em emitir o CPF (Cadastro de Pessoa Física) deve acessar a página INSCRIÇÃO NO CPF PELA INTERNET no site da Receita Federal do Brasil (RFB). É necessário preencher as seguintes informações:


  • Nome completo (igual descrito na certidão de nascimento);
  • Data de nascimento;
  • Número do título de eleitor;
  • Sexo (Masculino ou Feminino);
  • Naturalidade;
  • Nome completo da mãe (caso seja desconhecido escreva DESCONHECIDO);
  • CEP (Código de Endereçamento Postal) do endereço de residência;
  • Número de telefone para contato;
O formulário que deve ser preenchido é igual ao da imagem abaixo:


Após preenchido o formulário basta clicar em “Enviar”, a sua solicitação será processada dentro de alguns segundos. Caso as suas informações estejam corretas será gerado um número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) juntamente com um comprovante de inscrição. É importante anotar ou imprimir a página, pois o número é definitivo e acompanhará o cidadão pelo resto da vida.

O CPF possui onze dígitos, normalmente ele é descrito no seguinte formato: 123.456.789-66, sendo os dois últimos, dígitos verificadores.

Caso tenha menos de 16 anos e/ou não tenha o Título de Eleitor, a solicitação só poderá ser feita em uma agência da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios. Basta comparecer munido da certidão de nascimento, RG (se tiver) e um documento de identificação com foto de um responsável maior de 18 anos.

0 comentários:
Postar um comentário