Como fazer um comprovante de endereço/residência

Um comprovante de residência – também conhecido como comprovante de endereço – é um documento essencial no dia a dia do consumidor, pois ele é constantemente solicitado, ele serve, como o próprio nome indica, para comprovar a residência do consumidor. É também uma segurança adicional ao saber que o solicitante possui alguma conta no endereço mencionado no cadastro. Para obter um comprovante de endereço o procedimento é muito simples, conforme demostraremos neste artigo.

O comprovante de residência é um documento importante para abrir conta em banco, fazer matrícula em universidades, financiar veículos, fazer empréstimos, etc. Em muitos casos o comprovante pode ser em nome de terceiros, porém, algumas empresas, exigem que o documento seja emitido no nome do cliente, daí a importância de emiti-lo pela internet.

Para quem mora em casa de aluguel ou com parentes, pode ser um pouco mais difícil conseguir um comprovante de endereço, porém, não é impossível. Um comprovante de endereço é, basicamente, um documento emitido por alguma empresa ou concessionária (água, luz, telefone, gás, TV por assinatura, condomínio, etc). Neste artigo ensinaremos como obter um comprovante através de uma linha de celular – mesmo que pré-paga!

Maneira mais fácil de conseguir um comprovante de endereço

Certamente você deve ter uma linha de celular – não importa se o plano é pré-pago, pós-pago ou controle – é possível pedir a operadora um documento chamado “Extrato Detalhado” ele pode ser enviado por Correios ou e-mail, ele demostra no período o histórico de utilização de uma linha (mesmo que seja pré-paga).

Segundo a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) as operadoras são obrigadas a fornecer a todos os clientes, independentemente do plano, um extrato com o detalhamento de utilização. Esse documento serve, dentre outras coisas, para descobrir cobrar indevidas e pedir a restituição.

Entre em contato com a sua operadora e peça para que o Extrato Detalhado da sua linha seja enviado por Correios para o seu endereço. O consumidor pode escolher um período de até 7 (sete) dias.

Quando esse documento chegar ao seu endereço ele servirá como comprovante de residência, praticamente todas as empresas o aceitarão.

Alguns lugares não aceitam conta de telefone móvel como comprovante de endereço. Muitos vão exigir que seja uma conta de água, luz ou gás, mas, a maioria, aceita esse tipo de comprovante.

0 comentários:
Postar um comentário