Como pagar conta em Débito Automático?

Os bancos oferecem, gratuitamente, o serviço de Débito Automático, com ele é possível programar as suas contas para serem descontadas automaticamente na data de vencimento, o serviço proporciona mais comodidade e segurança, pois evita que o consumidor esqueça de realizar o pagamento na data de vencimento, consequentemente pague juros e encargos por atraso. O débito automático é um serviço isento de tarifa e é oferecido por todas as instituições financeiras.


Nem toda conta pode ser colocada em débito automático – É possível colocar em débito automático a conta de energia elétrica, água, gás, condomínio, telefone, internet, celular, etc. Algumas administradoras de cartões de crédito também disponibilizam o serviço. Normalmente, todo pagamento recorrente é compatível para ser cadastrado em débito automático.

A praticidade do débito automático é indiscutível. Sem o serviço cadastrado o consumidor acaba obrigado a realizar pagamentos de forma individual, pior ainda é se tiver que pegar fila em um banco ou casa lotérica para conseguir realizar o pagamento.

COMO CADASTRAR

Para cadastrar é necessário que o cliente tenha o “Código de Cadastramento em Débito Automático”, com o número em mãos basta entrar em contato com o banco que é titular de uma conta corrente ou poupança e pedir o cadastramento do serviço.

O cadastro no débito automático também pode ser feito pelo Internet Banking do seu banco, basta ter o código de cadastramento.

O cadastramento não é imediato, normalmente ele demora até 15 dias para ser efetivado após a solicitação.

Após ter a conta cadastrada em débito automático o “débito” (pagamento) será feito automaticamente pelo banco, basta que na data de vencimento o titular da conta tenha o saldo necessário para pagamento.

Normalmente aparece no extrato bancário a descriminação dos Lançamentos Futuros, dessa forma é possível identificar quais são os débitos que estão programados para pagamento em sua conta corrente ou poupança.

Uma dica importante é sempre ficar atento no extrato bancário, dessa forma, caso seja identificado um lançamento futuro com valor incorreto é possível fazer o bloqueio e, posteriormente, entrar em contato com o responsável pela cobrança.

0 comentários:
Postar um comentário