Consulta do extrato de pagamentos do INSS

O cidadão que recebe ou recebeu algum benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode consultar, pela internet, o extrato do benefício, cujo documento descrimina todos os valores que foram recebidos no período da consulta. O documento é disponibilizado gratuitamente e pode ser emitido por segurado temporário como, por exemplo, aqueles que recebem o auxílio-doença, ou ainda para quem é aposentado ou pensionista do INSS.


A consulta deve ser feita pelo site do DataPrev (empresa de processamento de dados da Previdência Social), www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml, caso não prefira usar o link direto ou ele não funcione, acesse www.previdencia.gov.br e no menu de serviços do INSS selecione “Extrato de Pagamento de Benefícios” > EMITIR EXTRATO.

Na tela de consulta, por questões de segurança, é preciso informar alguns dados para garantir que apenas o próprio interessado realize a consulta, evitando, assim, que terceiros tenham acesso ao documento sigiloso. As informações necessárias são:

  • Número do Benefício do INSS (temporário ou definitivo);
  • Data de nascimento do segurado;
  • Nome Completo do Beneficiário;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);


Após tudo preenchido, informe os caracteres da imagem de validação (captcha), e selecione “VISUALIZAR”. Caso os dados informados estejam corretos, será disponibilizado um extrato detalhado de pagamentos. O documento poderá ser visualizado, salvo em seu computador ou impresso.

Diretamente no Banco

É possível, também, consultar o documento diretamente no banco no qual recebe o benefício do INSS, o acesso ao documento pode ser feito, inclusive, pelo cartão magnético (cartão de débito) nos caixas eletrônicos e terminais de autoatendimento das instituições. Por exemplo, se você recebe ou recebeu o benefício pelo Bradesco, então o extrato também poderá ser consultado em um caixa eletrônico através do Cartão de Débito da conta atrelada ao benefício.



Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 135 da Previdência Social, ele é um canal gratuito e que dispensa a necessidade de intermediários por ter uma equipe preparada para atender a todos os segurados do INSS – inclusive os mais leigos no assunto.


Caso não saiba o número do benefício, agende um atendimento pelo 135 em uma agência da Previdência Social. Por questões de segurança, não é possível recuperar essa numeração pela internet. O número do benefício consta, também, no cartão enviado pelo banco para receber o benefício.


0 comentários:
Postar um comentário