Depósito mínimo na abertura de Conta Poupança

A caderneta de poupança é um tipo de conta que nunca causou grande interesse nos bancos privados, justamente por ser isenta de tarifa e não permitir a venda casada de outros produtos tais como: cheque especial, cartão de crédito, previdência privada, etc. O desinteresse parte, na maioria das vezes, do funcionário do banco que faz a abertura, pois ele se vê impossibilitado de vender outros produtos do banco para o futuro cliente que, na maioria das vezes, só quer guardar suas economias, fazer um "pé de meia". 


O preconceito com a poupança é tanto que alguns bancos estipulam um valor mínimo para abertura.

Lembre-me que uma vez tentei abrir uma conta poupança no Bradesco em uma agência do centro de São Paulo e foi me exigido, na época, R$ 1 mil de depósito inicial. Logo depois veio a oferta de abertura de uma Conta Corrente com Poupança Integrada, sem exigência de depósito mínimo.

Embora os bancos pratiquem tal ato, segundo o Banco Central do Brasil (BCB) não existe valor mínimo para abrir uma conta poupança, o cliente pode realizar o depósito inicial de qualquer valor.

O que me parece é que a exigência de depósito mínimo é uma “arma” dos bancos privados para convencer o cliente a optar por uma conta corrente + poupança, pois, neste tipo de conta, pode ser incluída mensalidade, seguros, cheque especial, cartão de crédito, previdência privada, etc.

Serviços essenciais – Mesmo a conta corrente pode ser isenta de tarifa de manutenção caso o cliente opte pelo “Serviços Essenciais” regulamentado pelo Banco Central e que não possui tarifa. O grande problema é que essa possibilidade raramente é informada no momento da abertura. Geralmente o gerente da conta acaba empurrando um pacote mais caro.

Há também a conta digital, ela é gratuita e não possui tarifa caso a movimentação seja feita exclusivamente através de meios eletrônicos. Atualmente, apenas algumas instituições comercializam esse tipo de conta, dentre elas: Itaú (iConta), Bradesco (DigiConta), Banco do Brasil (BB Conta Eletrônica), Banco Intermedium e Banco Original.

0 comentários:
Postar um comentário