Posso abrir poupança com nome sujo?

Abrir uma conta poupança é um procedimento relativamente simples se comparado com a burocrática para abrir uma conta-corrente. Neste artigo explicaremos como abrir uma caderneta de poupança mesmo com nome sujo, isto é, estando com restrições nos órgãos de proteção ao crédito, tal como, SCPC ou SERASA, o consumidor não pode ser impedido de abrir esse tipo de conta, que serve apenas para depósito e não tem análise de risco.


É preciso entender que a conta poupança serve apenas para depósito, ela não possui, geralmente, limites de crédito (cheque especial, cartão de crédito, empréstimo, etc). O cliente só consegue movimentar aquilo que tem depositado na poupança, sendo assim, não há risco de inadimplência para a instituição, portanto esse tipo de conta pode ser aberto inclusive por aqueles que estão com o chamado “nome sujo”.

ConclusãoPara abrir uma conta poupança não é preciso ter o nome limpo, se você tem dívidas inscritas no SCPC ou Serasa não pode ser impedido de abrir uma caderneta de poupança, pois esse tipo de conta serve apenas para “investimento.

Diferenciais da conta poupança:

  • Não consulta o SCPC ou SERASA;
  • Não possui tarifa ou mensalidade;
  • Cliente recebe gratuitamente um cartão de débito para movimentar o seu dinheiro;
  • Não exige comprovação de renda;
  • Pode ser aberta por menores de 18 anos;
  • Seu dinheiro não fica parado, pois “rende” todos os meses;


Os bancos estatais como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil são, normalmente, as melhores instituições para a abertura deste tipo de conta, isso porque eles são receptivos para a abertura desta modalidade de conta. A CEF, por exemplo, investe bastante em campanhas publicitárias onde estimula a abertura deste tipo de conta.

O problema dos bancos privados são os funcionários, muitas vezes eles se recusam a abrir essa modalidade de conta pois não conseguem vender outros produtos como: cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, etc. Além disso, a conta poupança é gratuita e não possui tarifa, diferentemente da conta-corrente que possui uma mensalidade (cesta de serviços).

Para espantar os consumidores, muitos bancos privados costumam estipular um valor mínimo para depósito. Já vi bancos exigindo, pelo menos, R$ 1 mil de depósito inicial. Mas, segundo o Banco Central, não há valor mínimo para a abertura de uma conta poupança.


0 comentários:
Postar um comentário