Como funciona uma conta corrente digital grátis

Você sabia que pode ter uma conta corrente com os mesmos benefícios da que já possui só que sem pagar nenhuma tarifa? A Conta Corrente Digital é a evolução dos serviços bancários, trata-se de uma conta corrente comum, porém, com ela o titular obtém a isenção total de tarifas caso movimenta a conta apenas através da internet, caixas eletrônicos, celular ou via cartão de débito, não há cesta de serviço ou mensalidade. O usuário pode, por exemplo, fazer transferências, pagamentos, TEDs, DOC's, etc de forma ilimitada e sem pagar nenhuma tarifa.

O segmento digital ainda é pouco conhecido pelos brasileiros. As instituições também não colaboram, dificilmente alguém irá lhe oferecer este tipo de conta em uma agência bancária. O banco não tem muito interesse em abrir, pois o cliente não paga tarifa de manutenção, tudo nela é gratuito caso a transação seja feita por canais eletrônicos.

Cheques e atendimento presencial não estão inclusos na conta corrente digital.

Como funciona a conta digital

A Conta Digital é uma conta corrente comum, porém com isenção de tarifas. O titular (es) não paga nada caso as transações sejam feitas pelos canais eletrônicos da instituição. Considera-se como canal eletrônico as seguintes ferramentas:

  • Internet Banking (acessar a conta pela internet);
  • Celular/Smartphone;
  • Caixas Eletrônicos;
  • Cartão de débito (compras, saques em ATMs, etc);


Assim como a poupança, a conta corrente digital não possui mensalidade. O que é uma grande vantagem para o cliente, afinal ele não precisará desembolsar nenhum centavo para ter a conta corrente.

A única desvantagem da conta digital é que caso o cliente seja atendido em uma agência física (fale com o gerente, use o guichê de caixa dentro das agências ou o telefone), o banco poderá lhe cobrar uma tarifa por cada serviço individual. Para não ser tarifado é fácil, basta fazer tudo pela internet, celular ou caixas eletrônicos. A conta eletrônica não dá direito ao uso de cheque, caso o cliente peça um talão de cheque ele poderá ser tarifado de forma avulsa.

Quem já tem um bom conhecimento sobre tecnologia já deve saber que hoje em dia já é possível fazer praticamente de tudo pela internet.

Serviços gratuitos da Conta Digital

Na conta digital o cliente pode realizar os seguintes serviços de forma ilimitada e gratuita, desde que a transação seja processada por um canal eletrônico:

  • Pagamento de contas e boleto bancário;
  • Transferência entre contas da mesma instituição;
  • Transferências interbancárias (outros bancos) via DOC ou TED;
  • Consulta de extrato e saldo;
  • Recebimento de DOC, TED ou transferências;
  • Cartão de débito para realizar compras;
  • Saques;


É possível fazer TUDO que uma conta corrente tarifada faz, com a vantagem da conta digital ser gratuita, sem tarifa. A única desvantagem é não poder contar com o atendimento da agência e com talão de cheque, se solicitar será tarifado de forma avulsa.

Como abrir uma Conta Corrente Digital

O processo de abertura depende da instituição. Atualmente apenas um banco faz a abertura da conta 100% através da internet (Intermedium).

Atualmente apenas cinco instituições oferecem a conta: iConta, Digiconta, BB Digital, Intermedium e Original.

Lembrando que toda solicitação de abertura de conta está sujeita a análise de crédito, sendo assim, o banco poderá se negar a abrir a conta pra você caso entenda que não está dentro da “política de crédito” da instituição.

Esta modalidade de conta já é disponibilizada por quatro bancos, são eles:

Conta Digital do Banco Intermedium 

Todo o processo de abertura é feito pela internet basta acessar o site www.intermedium.com.br e preencher o formulário. É necessário que o cliente tenha uma impressora com scanner, pois será necessário imprimir e assinar os documentos para abertura. Em até duas semanas a instituição envia uma resposta no e-mail informando se a abertura foi ou não aprovada.

Após ter a conta aprovada o banco envia um passo a passo para cadastramento da senha online para movimentar a conta. O cartão de débito da conta corrente chega em, no máximo, trinta dias.

Este produto oferece: pagamentos, transferências via TED, emissão de boletos, saques, etc de forma ilimitada. A instituição conta também com um aplicativo para smartphones (Android e IOS) para facilitar suas transações no dia a dia, é possível até mesmo fazer o pagamento de contas e a compensação de cheques pelo celular.

A vantagem da conta no Intermedium é que ela é a única a oferecer boletos bancários de forma gratuita. O cliente pode gerar boletos a partir da própria conta corrente sem custo, tudo pela internet, o que é uma boa opção para receber pagamentos de terceiros ou depositar na própria conta corrente, já que a instituição é 100% digital e não possui agências.

iConta do Banco Itaú

O processo de abertura não é 100% digital, o cliente precisa comparecer até uma agência. O primeiro passo para conseguir a conta é acessar o site www.itau.com.br/conta-corrente/abra-sua-conta/iconta, preencher o formulário e aguardar uma resposta por e-mail. Depois, com o e-mail impresso, vá até uma agência da instituição com RG, CPF, comprovante de endereço e de renda (se tiver) para concluir o processo de abertura.

Você já sairá na hora com um cartão de débito provisório, ele serve para movimentar a sua conta enquanto o cartão definitivo não é enviado pelos Correios.

No momento da abertura é possível optar pelo cartão de débito na bandeira MasterCard, Visa, ou Hiper.

Conta Digital BB

O Banco do Brasil oferece uma conta digital nos mesmos moldes que o Itaú, todas as transações são gratuitas, desde que o cliente movimente a conta apenas por meios eletrônicos (internet, celular, caixa eletrônico). Para iniciar o processo de abertura o interessado deve preencher o formulário “Abra sua conta” pelo site www.bb.com.br e, posteriormente, comparecer a uma agência com RG, CPF e comprovante de endereço.

Diferentemente do Itaú, o Banco do Brasil não dá cartão provisório, o cliente precisará aguardar, em média, dez dias úteis para que o cartão definitivo seja entregue no seu endereço ou na agência (caso tenha escolhido esta opção).

Banco Original

O Banco Original é um banco novo, foi lançado oficial em 2015, ele permite a abertura de conta 100% digital por meio de um aplicativo. A instituição tem foco em consumidores de alta renda, embora não indique isto no site oficial. Todo o processo da abertura é feito por um app disponível para Android e IOS (estilo Nubank).

A abertura pode ser feita pelo site www.original.com.br, lá você preencher um formulário e depois conclui o processo de abertura por um aplicativo para celular.

A conta do Banco Original não dá direito a transferências e saques ilimitados, o cliente possui um pacote digital com um determinado número de transações.

O banco tem foco em tecnologia, o site e o aplicativo são modernos. Mas o foco da instituição são em clientes de alto poder aquisitivo, principalmente investidores.

Caixa Econômica Federal, Santander, HSBC, Citibank e Banrisul não oferecem a conta corrente digital até a presente data.

0 comentários:
Postar um comentário