Cuidado! Golpe promete limpar o nome sem pagar a dívida

A crise econômica tem aumentado, significativamente, o número de consumidores que não conseguem pagar as suas dívidas, golpistas tem se aproveitado desse momento e estão oferencendo na internet e através de mensagens coladas em postes, uma oportunidade que parece ser imperdível: “Limpe seu nome sem pagar a dívida”, em muitos casos o pagamento só é feito após a execução do serviço para dar ainda mais credibilidade ao golpe, confira abaixo.

Não existe meio legal para limpar o nome sem pagar a dívida antes de 5 anos. A única forma disso acontecer é aguardando cinco anos para que o débito "caduque" nos órgãos de proteção ao crédito.



Como o golpe é aplicado


Com a promessa de limpar o nome sem pagar a dívida o golpista atrás de uma empresa, supostamente, especializada na execução do serviço diz a vítima que o pagamento do serviço será apenas após a execução do serviço, que é quando ele já estiver com o “NOME LIMPO”, isso dá credibilidade ao golpista.


Após conseguir os dados do cliente: CPF, Endereço, telefone, data de nascimento, etc, ele entra em contato com o credor (empresa responsável pela dívida), ele faz uma negociação, o que faz com que a empresa solicite a retirada imediata do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do consumidor do SCPC ou Serasa.


Após mais ou menos 7 (sete) dias úteis o nome do cliente está limpo, daí o golpista entra em contato com o cliente dizendo que executou o serviço. O cliente faz o pagamento e fica feliz achando que, realmente, conseguiu limpar o nome sem pagar a dívida.

O problema é que o acordo feito pelo marginal nunca foi honrado, isso faz com que a empresa entre em contato com o consumidor efetuando cobranças. Caso o valor não seja pago o nome volta a ficar sujo, porém, dessa vez, como uma nova dívida, pois o acordo de pagamento é considerado um novo débito.

Limpar nome sem pagar a dívida – A única forma de limpar o nome sem pagar a dívida é esperar 5 (cinco) anos, pois no Brasil o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC e Serasa) só podem manter dados de clientes inadimplentes dentro desse prazo. Depois disso a dívida deve ser retirada do cadastro, mesmo que a dívida não seja paga!

O nome sair do SCPC ou Serasa não significa necessariamente que a dívida deixou de existir, ela só não constará mais no cadastro de inadimplentes, pois para o credor ela sempre existirá, podendo inclusive ser cobrada de forma amigável (depois de cinco anos não pode ser cobrada judicialmente).

Quando a dívida caduca o nome fica “limpo”, entretanto isso não significa que o consumidor terá facilidade de obter crédito no mercado. Muitas empresas consultam o SCORE DE CRÉDITO, que é uma pontuação que dita o risco de inadimplência de cada cliente.


0 comentários:
Postar um comentário