Limpar nome sem pagar a dívida – realidade ou mito?

Não é difícil encontrar por aí empresas oferencendo limpar seu nome sem pagar a dívida, basta dar uma olhada nos postes das grandes cidades. Esse tipo de oferta é, na maioria das vezes, um golpe. Esse tipo de serviço vem sendo, também, amplamente oferecido em sites na internet, é preciso tomar muito cuidado para não cair nas mãos de golpistas, que usam a oferta surreal para enganar consumidores desesperados para limpar o nome.


Depois de cinco anos a dívida deixa de constar no SCPC ou Serasa (caduca), mesmo que o consumidor não pague a dívida, essa é a única forma de “limpar o nome” sem quitar a dívida, tem que esperar 5 anos. Tome cuidado pois existem empresas prometendo limpar o nome sem pagar a dívida antes de cinco anos, trata-se de um golpe, pois não existem meios legais para excluir uma dívida sem pagar antes de cinco anos.


Efeito pode ser temporário

Para ganhar a confiança do consumidor muitas empresas fazem o seguinte anúncio: “Você só paga depois que o seu nome já estiver limpo!”, porém, CUIDADO! O que o golpista faz é negociar a dívida junto ao credor, com o acordo feito o nome do consumidor é retirado do SCPC ou Serasa, daí ele mostra para o consumidor que ele limpou o nome sem que a pessoa precisasse pagar a dívida, pois nos órgãos de proteção ao crédito o débito não consta mais.

Porém, como o acordo feito não é pago pelo golpista, o nome do consumidor volta a ser incluído no SPC ou Serasa. E pior, ele é recadastrado por mais 5 (cinco) anos, pois trata-se de uma nova dívida que foi gerada por meio de uma negociação não honrada!

O consumidor desatento consulta o nome no Serasa e vê que seu CPF foi retirado da base de devedores, com isso ele faz o pagamento ao golpista, que some do mapa. Muitas vezes a pessoa só vai descobrir o golpe depois de algumas semanas, quando a empresa responsável pela dívida começa a enviar novas cobranças referente ao acordo/negociação que não foi paga na data de vencimento e, posteriormente, seu CPF é reinserido no cadastro de devedores.

Ao negociar o nome do cidadão já é retirado do SCPC ou Serasa, porém, se o acordo não for honrado a dívida é recadastrada como uma nova, então tome cuidado!


0 comentários:
Postar um comentário