O que é transferência via TED bancária?

Você sabe o que é TED? Não, não estamos falando do ursinho. Conheça a transferência interbancária instantânea cujo valor cai na hora na conta do destinatário.

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) é um tipo de transferência interbancária (entre instituições financeiras diferentes) que está disponível no Brasil, por meio dela é possível transferir dinheiro de um banco a outro (da mesma ou de diferente titularidade) em até 30 minutos. Com a TED o dinheiro fica disponível na conta do beneficiário muito mais rápido, caso seja enviado dentro do horário comercial o valor cai na hora.
A TED é digital, por isso é rápida, o prazo máximo para que o valor fique disponível na conta do beneficiário é trinta minutos, mas, normalmente, o valor não demora mais do que dez minutos para constar no extrato bancário do destinatário.

Valor mínimo – O Banco Central do Brasil (BCB) retirou o valor mínimo para a TED, portanto, não há mais valor mínimo para efetuar transferências, é possível enviar qualquer valor, não tendo, também, um valor máximo.

A transferência eletrônica disponível só pode ser efetuado dentro do horário comercial. Ou seja, em sábado, domingos e feriados não é possível fazer transferências para modalidade, o que o cliente pode fazer é agendar para o dia útil subsequente.

As instituições têm a liberdade para estabelecer uma tarifa, o custo médio da transferência é entre R$6 e R$20 (independente do valor). Uma alternativa para economizar com a tarifa é abrir uma conta digital: iConta (Itaú), DigiConta (Bradesco), BB Digital (Banco do Brasil) ou no Banco Intermedium, pois esta modalidade de conta não cobra tarifa de manutenção e tem TED's ilimitadas.

Cada instituição possui um horário de funcionamento da TED. O sistema está disponível todos os dias das 6 h às 18 h, porém, os bancos podem limitar de acordo com o canal de atendimento (agência, caixa eletrônico, internet, celular, etc), estabelecendo um horário.

TED X DOC
O DOC (Documento de Ordem de Crédito) é um tipo de transação que está ficando cada vez mais obsoleta depois que o BC retirou o valor mínimo da TED. No DOC o valor demora até três dias úteis para ser efetivado, pois ele é compensado de forma manual.

Então, sempre que for fazer uma transferência e tenha as duas opções, escolha por TED, pois ela é mais rápida e cai, praticamente, na hora.


0 comentários:
Postar um comentário