Abertura e encerramento de conta bancária pode ser feita pela internet

Autorização prevê a abertura e o encerramento de contas bancárias sem a necessidade de comparecer na agência.


O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou que as instituições financeiras e bancos passem a abrir conta bancárias (corrente ou poupança) por meios eletrônicos, dispensando, assim, a necessidade de comparecimento em uma agência. Já há bancos que prestam este tipo de serviço (Intermedium e Banco Original), todavia, a mudança agora se estende aos bancos convencionais: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, etc.
Abertura e encerramento de conta em banco pode ser feita pela internet a partir de agora.

A autorização do CMN desta segunda-feira (25/04) refere-se a abertura e o encerramento de contas-correntes ou poupança para Pessoa Física (CPF).

Para disponibilizar a abertura e o encerramento de contas pela internet a instituição deverá dispor de mecanismos de segurança para combater fraudes. Já há tecnologias que permitem a confirmação da veracidade dos dados apresentados e a confirmação da identidade do solicitante da conta, dentre eles podemos citar: biometria, biometria facial, certificado digital, dentro outros.

Pelo APP – Há dois bancos que já abrem contas-correntes por meio de aplicativos no celular. O Banco Original e o Intermedium são as primeiras instituições 100% online a disponibilizar a abertura e o encerramento de contas através da internet, sem que o solicitante tenha que ir até uma agência física ou enviar documentos por Correios.

Bancos já oferecem a pré-abertura da conta pela internet

Atualmente os bancos convencionais oferecem apenas a pré-abertura da conta-corrente por meio da internet. O futuro correntista preenche um formulário na internet, ele foi criado para agilizar o processo na agência. Para concluir a pré-abertura o correntista interessado precisa OBRIGATORIAMENTE ir até uma agência para apresentar os documentos exigidos e, consequentemente, abrir oficialmente a conta.

Com a aprovação do CMN, a expectativa é de que, em breve, todas as instituições passem a disponibilizar a abertura de contas 100% através dos canais digitais. O próprio cliente é que deverá enviar, por ambiente seguro, seus documentos para concluir o processo de abertura.

A iniciativa também promove a bancarização, uma vez que facilita o processo, o correntista poderá ter contas-correntes em mais de uma instituição, pois o processo é simplificado. Outra possibilidade criada é a do encerramento, que poderá ser feito online caso a instituição tenha adotado mecanismos de segurança para abertura.


0 comentários:
Postar um comentário