Como funciona a Portabilidade de Salário

Caso seja funcionário de uma empresa privada ou órgão público, é provável que tenha uma conta salário, que é uma conta bancária aberta pelo empregador no nome do trabalhador para o pagamento de salário, proventos e benefícios trabalhistas. Antigamente o cidadão era obrigado a manter vínculo com o banco no qual recebe o salário, agora isso não é mais obrigatório, visto que o Banco Central (BACEN) regulamentou a portabilidade do salário, que é a transferência gratuita para o banco de preferência do trabalhador.

Como funciona – A Portabilidade de Salário é regulamentada pelo Banco Central, todos os bancos deverão oferecer essa praticidade aos seus clientes. Com a portabilidade a instituição no qual o consumidor recebe o salário, pensão ou aposentadoria se encarrega de efetuar a transferência do valor total, e no mesmo dia em que o dinheiro cair na conta, para o banco de preferência do consumidor.

A transferência (portabilidade) só precisa ser solicitada uma única vez, posteriormente todos os pagamentos futuros vão ser direcionados para o novo banco.

Exemplo: Digamos que tenha uma conta salário no Banco Santander, é possível pedir a portabilidade de seu salário para o Banco Itaú, basta fazer a solicitação ao Santander, todo e qualquer valor que seja depositado em sua conta será, automaticamente, transferido para a conta escolhida.

COMO PEDIR A PORTABILIDADE DO SALÁRIO

Pedir a portabilidade é fácil e rápido, a solicitação deverá ser feita uma única vez. Vá pessoalmente ao banco ou solicite a portabilidade pela internet (caso esteja disponível). O pedido deve ser feito no banco de origem da sua conta salário, os seguintes dados deverão ser informados:

  • Nome do banco que deseja que o salário seja automaticamente transferido;
  • Código do Banco;
  • Número da Agência;
  • Conta e Dígito;
  • Tipo de conta (exemplo: Conta Corrente, Poupança, Investimentos, etc);


É importante que a conta informada seja da mesma titularidade, pois não é possível pedir portabilidade para a conta bancárias de terceiros, por questões de segurança.

No dia que cair um pagamento, benefício ou qualquer valor em sua conta salário, a instituição de origem realizará uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) no mesmo dia, sendo assim, o valor estará disponível no banco solicitado no mesmo dia.

Importante: muitos acham que a solicitação deve ser feita na empresa que paga o salário. Essa informação não é verdadeira, a portabilidade deve ser solicitada diretamente no banco em que possui a sua conta salário.


0 comentários:
Postar um comentário