Consulta de Restituição do Imposto de Renda

Status do IRPF pode revelar se o contribuinte caiu na malha fina.

Caso tenha declarado o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é natural que esteja ansioso para saber como anda com o processamento da DIRF junto a Receita Federal, afinal a sua declaração pode cair na malha fina caso tenha alguma pendência. Pela internet é possível consultar o andamento para saber se o documento foi aprovado e a restituição do imposto de renda liberada. A liberação da restituição costuma ser um bom sinal, mas também existem outras nomenclaturas utilizadas pela RFB no status de processamento.

Este ano a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física começará a ser feita a partir do dia 15 de Junho. Os lotes serão liberados mês a mês, sempre a partir da segunda quinzena.

CONSULTA STATUS DO IRPF

O acompanhamento do andamento do processamento do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) pode ser feito pelo site www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp, basta informar os onze números de seu CPF (Cadastro Pessoa Física), data de nascimento e o código de segurança da página.
Feito isso, selecione “Consultar”, será, então, apresentado o status do documento. Na tabela abaixo é possível conferir o significado de cada nomenclatura.

SIGNIFICADO DO STATUS DE PROCESSAMENTO DO IMPOSTO DE RENDA
STATUS
SIGNIFICADO
Em processamento
Indica que a declaração de Imposto de Renda foi recebida pela Receita Federal, mas o processamento ainda não foi concluído. Ou seja, o documento está pendente de processamento. Aguarde até que o documento seja processado.
Em fila de restituição
A declaração foi processada e o contribuinte tem direito a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), em breve você deve receber a restituição em sua conta, acompanhe o status periodicamente para saber quando o valor será creditado em sua conta-corrente.
Processada
A declaração foi recebida e o seu processamento concluído pela Receita Federal.
Com pendências
Durante o processamento da declaração foram encontradas pendências em relação a algumas informações. O contribuinte deve regularizar as pendências para que o documento seja processado.
Em análise
Indica que a declaração foi recepcionada, encontra-se na base de dados da Receita Federal do Brasil e aguarda:

a) a apresentação de documentos solicitados em intimação enviada ao contribuinte; ou
b) a conclusão da análise de documentos entregues pelo contribuinte por meio de agendamento, em atendimento à intimação a ele enviada, ou para apresentar Solicitação de Retificação de Lançamento (SRL).
Retificada
Indica que a declaração anterior foi substituída integralmente por declaração retificadora apresentada pelo contribuinte. Portanto a análise da declaração foi reiniciada.
Cancelada
Indica que a declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte, encerrando todos os seus efeitos legais.
Tratamento Manual
A declaração está sendo analisada de forma manual por um Fiscal da Receita Federal do Brasil. Aguarde correspondência da Receita Federal.

Dica: A Receita Federal tem um aplicativo chamado PESSOA FÍSICA e IRPF, com ele é possível acompanhar o processamento do Imposto de Renda e, consequentemente, o andamento da restituição (caso tenha direito). O APP está disponível para IOS (iPhone) e Android.


Um comentário:

  1. Em fila de restituição siginica que recebo já nessa segunda?
    17 outubro

    ResponderExcluir