Vantagens de aderir ao DDA – Débito Direto Autorizado

Em 2009 a FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) e as instituições financeiras criaram o DDA – Débito Direto Autorizado – embora o serviço esteja em vigor há mais de sete anos, são poucas as pessoas que utilizam esse serviço, infelizmente a maioria dos consumidores nem sabe do que se trata. O DDA é uma facilidade muito grande, pois permite a visualização de todos os seus boletos bancários por meios eletrônicos, dispensando, em alguns casos, o envio do documento por Correios.

O Débito Direto Autorizado foi criado para substituir o envio do boleto por Correios. Infelizmente mesmo aderindo ao serviço algumas empresas mantém as duas formas de envio.

Para que a cobrança apareça no serviço é fundamental que o emitente tenha colocado você como sacado e informado o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Todo boleto registrado com essa informação será automaticamente alertado pelo DDA.

COMO FUNCIONA

O Débito Direto Autorizado (DDA) não possui nenhuma relação com o Débito Automático. No DDA todos os boletos lançados em seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) ficam disponíveis para visualização online no seu banco (caixas eletrônicos, internet banking e aplicativo móvel), o cliente pode optar por pagar ou não aquele boleto.

Resumindo – Após cadastrar no serviço, todo boleto bancário que for registrado em seu nome será disponibilizado para visualização eletrônica no seu banco. O banco normalmente envia uma mensagem SMS alertando que um novo boleto foi registrado. A partir daí o cliente acessar o site do banco, aplicativo para celular ou caixa eletrônico e opta por pagar, agendar o pagamento ou ignorar a cobrança.

Outra vantagem é que não é mais preciso digitar o número do código de barras para realizar o pagamento. Hoje em dia é muito perigoso pagar boletos recebidos pelo correio, pois já há falsificação. No DDA o cliente visualiza não apenas o valor do boleto, mas também o nome do beneficiário, tudo isso no ambiente seguro do banco.

VANTAGENS DO DDA

São muitas as vantagens de fazer a adesão ao DDA (Débito Direto Autorizado), abaixo citamos algumas:
  • Visualização eletrônica de todos os boletos bancários registrados em seu CPF;
  • Alerta automático e gratuito do seu banco por mensagem SMS ou e-mail;
  • Opte por pagar, agendar ou pagamento ou ignorar a cobrança em um clique;
  • Sustentabilidade – muitos boletos podem deixar de serem emitidos por conta do registro eletrônico;
  • O comprovante de pagamento ou agendamento ficará sempre disponível online;
  • É possível visualizar boletos bancários registrados no CPF de terceiros, desde que autorizado;
  • O serviço é gratuito, nenhuma tarifa é aplicada;
  • Possibilidade de adesão em mais de uma instituição;



COMPARATIVO ENTRE DDA E DÉBITO AUTOMÁTICO

DDA
DÉBITO AUTOMÁTICO
Pagamento
Cliente é que decide, pode agendar, pagar ou ignorar a cobrança.
É feito automaticamente pelo banco na data de vencimento.

Alerta de cobrança
Sim, por SMS ou E-mail, dependendo do banco.
Não há alerta, cliente visualiza a cobrança no extrato bancário.
Cadastro
Após se cadastrar todos os boletos registrados em seu CPF como sacado são, automaticamente, apresentados no serviço.
O cadastro é individual, cliente precisa cadastrar cada empresa e autorizar o débito automático no vencimento.

Confesso que só passei a utilizar o DDA no começo de 2016, desde então tenho tido muito mais facilidade na hora de pagar contas. O condomínio por exemplo, agora aparece no DDA, não preciso mais ficar me preocupando em digitar o número do código de barras.


0 comentários:
Postar um comentário