Documento perdido - como evitar utilização indevida?

Caso tenha perdido ou tido o CPF e algum documento roubado, as chances de ser vítima de uma fraude financeira são grandes, o famoso “roubo de identidade”, ainda mais no Brasil onde qualquer pessoa consegue solicitar cartão de crédito e até abrir contas bancárias pela internet. Neste artigo explicaremos o que fazer caso o seu documento tenha sido perdido e/ou extraviado e, assim, evitar complicações no futuro.

É necessário que o consumidor tome os seguintes cuidados:
  • Boletim de Ocorrência: O primeiro e mais importante passo é procurar uma delegacia de polícia para registrar um Boletim de Ocorrência, não importa se foi uma perda, roubo, furto ou extravio, é importante comunicar o fato a uma autoridade policial, até para se resguardar de qualquer transtorno no futuro. O B.O poderá ser a prova de que você não fez determinada dívida caso façam compras usando seu CPF (Cadastro de Pessoa Física).
  • Bloqueio de cartões (se tiver perdido): Se, junto com o documento, perdeu cartões de crédito e débito, ligue imediatamente para a administradora e solicite o bloqueio do cartão, isso evita que o marginal consiga fazer dívidas em seu nome. Na internet, por exemplo, é possível comprar sem a necessidade de digitar a senha, basta o número do cartão e o código de segurança.
  • Alerta de Documentos Roubados: Se perdeu documentos faça um alerta de documentos perdidos ou roubados à Serasa e a Boa Vista (administradora do SCPC) isso colocará um alerta sistêmico, toda vez que seu CPF for tentar ser utilizado haverá maior rigor na concessão de crédito. Isso pode, eventualmente, dificultar a concessão de crédito para você, mas é para evitar que seu nome seja utilizado indevidamente já que perdeu documentos.
  • Monitoramento de CPF: Nossa última dica é acompanhar o CPF, toda vez que alguma empresa consultar o seu Cadastro de Pessoa Física você será alertado da consulta e poderá descobrir caso seu nome tente ser utilizado pelos criminosos. O monitoramento de CPF é um serviço pago oferecido pela Serasa e pela Boa Vista Consumidor Positivo, é bastante útil!


Esperamos que as dicas mencionadas acima sejam úteis para você que perdeu ou teve o documento roubado. Os documentos que apresentam maior risco é o documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, passaporte, etc), CPF, comprovante de renda e de endereço, pois eles podem ser utilizados para obter crédito em bancos e financeiras.


0 comentários:
Postar um comentário