O que é balanceamento de senha do Cartão de Crédito?

Se você possui um cartão de crédito da Caixa Econômica Federal e, em algum momento, tentou utilizá-lo no caixa eletrônico da instituição, verá que no menu “SENHAS” existe uma opção chamada de Balanceamento de Senha, por curiosidade você pode querer descobrir o porquê dessa função. Nesta semana fui até uma agência da CEF e procurei um funcionário para obter a resposta, afinal, se você digitar o termo “Balanceamento de Senha” vai ver que existem muitas pessoas tentado descobrir isso, mas nenhum sinal de resposta.


O primeiro funcionário que me atendeu não fazia a mínima ideia do que significava essa função. Foi então que solicitou ou outro funcionário que parece ter esclarecido a situação.

Segundo ele, o Balanceamento de Senha é um procedimento usual (não é comum) ele faz a validação da senha no chip do cartão de crédito ou débito. Essa funcionalidade em alguns casos pode ser utilizada para alterar a senha do cartão ou confirmá-la. Caso o cliente esteja tendo muito problema com “senha inválida”, “senha incorreta”, etc, ele pode utilizar essa opção para balancear a senha junto ao sistema da Caixa Econômica Federal e das máquinas de cartões.

O balanceamento de senha também pode ser utilizado quando o cliente recebe uma senha temporária, pois com isso ele consegue validar ou alterar o código gravado no chip do cartão, evitando erros no momento da compra.

Ou seja, o balanceamento da senha é como se fosse uma validação da senha no chip do cartão. Ao realizar o procedimento em um caixa eletrônico será validado o chip contido no cartão, em caso de erro de problema de leitura do plástico será apresentada uma mensagem.

Posso trocar a senha do cartão no Caixa Eletrônico?

Sim, mas para isso não utilize a opção “Balanceamento de Senha”. Use um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal (CEF), selecione a opção SENHA > TROCA DE SENHA, a partir daí é só seguir as instruções do terminal para modificar o código de quatro dígitos, utilizado para compras.

Para alterar a senha em um caixa eletrônico é necessário que o portador saiba a senha atual do cartão. Caso não saiba o código, entre em contato com a central de atendimento e peça para que seja lhe enviado uma “pré-senha”, que é um código temporário que não pode ser utilizado para compras, mas ele serve para regravar a senha em um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal.


0 comentários:
Postar um comentário