Juros do cheque especial e do cartão de crédito são abusivos

Se o cliente aceita um cartão de crédito que cobra juros de 20% ao mês, caso utilize o rotativo tem, por consequência, que pagar esse valor abusivo.

O Banco Central divulgou a média de juros do cheque especial e do cartão de crédito em Julho de 2016 e, novamente, revelou o que todos já sabiam, os juros do cartão de crédito são abusivos. É praticamente uma agiotagem legalizada, para se ter uma ideia, no cheque especial a média de juros é de 318% ao ano, enquanto no cartão de crédito esse valor chega a 470,7% ao ano. Mas na prática essa taxa é uma média, pois já existem administradoras que chegam a cobrar mais de 800% a.a.


  • Média de juros do cheque especial em Julho de 2016: 318% ao ano
  • Média de juros do cartão de crédito em Julho de 2016: 470,7% ao ano
O crédito rotativo do cartão de crédito é cobrado sempre que o titular do cartão faz um pagamento mínimo, parcela a fatura ou realiza um saque usando o cartão de crédito. Um consumidor que deve R$ 1 mil no cartão de crédito pode, em um ano, ficar devendo mais de R$ 8 mil.

Situações em que os juros podem ser cobrados:

  • Pagamento mínimo da fatura;
  • Financiamento de fatura (parcelamento da fatura);
  • Saque usando a função “crédito” do cartão;
  • Atraso no pagamento da fatura;


Vale ressaltar que o consumidor ainda está sujeito a outros encargos quando atrasa a fatura ou faz um refinanciamento. Pode ser necessário pagar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e a multa por atraso no pagamento.

COMO QUITAR UMA DÍVIDA QUE PARECE SER IMPOSSÍVEL DE PAGAR?

Se está com uma dívida que parece ser “impagável” por conta dos juros, nossa recomendação é para que peça o cancelamento do cartão de crédito, isso evitará novos gastos. Com o cartão já cancelado negocie o valor da sua dívida junto a administradora.

Em virtude do cartão estar cancelado os juros costumam ser menores. Além disso, você negociará todas as dívidas que possui no cartão e não a fatura do mês.

Para conseguir uma condição de pagamento melhor o cliente tem que cancelar o cartão para que todas os débitos sejam somados. A administradora lhe dará uma proposta para pagamento à vista ou então orientará o consumidor sobre o parcelamento da dívida.


0 comentários:
Postar um comentário