Excesso de consultas pode abaixar o Score do CPF

O excesso de consulta do CPF (Cadastro de Pessoa Física) de um consumidor junto aos órgãos de proteção ao crédito como o SCPC ou SERASA pode atrapalhar consideravelmente o SCORE DE CRÉDITO de uma pessoa. A pontuação é um método de análise de crédito que supõem qual será a probabilidade de um determinado consumidor se tornar inadimplente no horizonte de seis meses. Tal sistema de pontuação é vendido e utilizada por empresas como UMA DAS formas de analisar a concessão de crédito para o consumidor Pessoa Física (PF).

Imagine a seguinte situação: O consumidor tenta obter um cartão de crédito no Banco A, B e C, nenhum deles aprova a solicitação. Alguns meses depois decide tentar preencher a proposta no banco D. As chances da proposta ser recusada é muito grande, pois o Banco D verá que você já tentou crédito em A, B e C e não conseguiu. Se eles não aprovaram crédito significa que o cliente é de alto risco de inadimplência, por que ele aprovaria?

Excluir o histórico de consulta apaga as tentativas em que o cliente tentou obter crédito, favoráveis ou não. O que favorece o consumidor, embora não aumente, de imediato, o Score de Crédito, pois essa pontuação é dinâmica.

COMO LIMPAR AS CONSULTAS DO CPF

Pela Serasa Experian é muito fácil limpar o histórico de empresas que consultaram o seu CPF nos últimos 90 dias, basta procurar qualquer loja ou então fazer a solicitação pela internet. Para limpeza via internet é necessário que o cidadão registre uma reclamação no site www.consumidor.gov.br e anexe um documento de identificação oficial com foto para confirmar a sua identidade e evitar que a ferramenta seja utilizada para modificar dados de terceiros.

Em até 3 dias úteis a Serasa Experian excluirá o seu histórico de consulta no CPF. Assim, serão apagadas todas as consultas realizadas por empresas nos últimos 90 dias, ou seja, você ficará com as consultas zeradas.

Embora esse procedimento não aumente imediatamente o seu SCORE, ele pode contribuir para a ampliação do número no longo prazo e facilitar a aprovação de crédito, pois as empresas que consultarem a SERASA não visualizarão outras consultas em seu CPF e, consequentemente, poderão aprovar seu crédito com mais facilidade.


Um comentário: