Banco Itaú acaba com cheque na iConta

A iConta não poderá mais ser movimentada por talão de cheque, Banco Itaú vem advertindo seus clientes que se quiserem continuar utilizando a modalidade de pagamento terá que ir em uma agência e alterar o tipo da conta, resumidamente, terá que mudar para um pacote tarifado. Antes a instituição permitia a solicitação de cheque, sendo as 10 primeiras folhas gratuitas e depois cobrava R$35,00 pelo talão adicional (R$3,50 por folha), agora nem isso mais estará disponível.

Apenas a emissão de cheque foi suspensa, o depósito de cheques no caixa eletrônico continua sendo permitido.

Desde a greve dos bancários em Outubro de 2016 os bancos estão acabando e/ou limitando a conta digital, BB foi o primeiro grande banco a extinguir a modalidade. 

Além do cheque ser suspenso na modalidade digital a instituição também tomou as seguintes atitudes:
  • Retirou a pré-abertura da iConta pela internet, pedido agora só pode ser feito na agência;
  • Lançou um aplicativo que abre conta pelo celular, porém, não disponibilizou a iConta;
  • Tirou a possibilidade de solicitar talão de cheque, nem pagando será mais possível!

A verdade é que o talão de cheque não combina muito com a iConta, afinal a modalidade digital oferece transferências para qualquer banco via DOC e TED e saques ilimitados nos caixas do Itaú e Banco24Horas.

A falta de interesse na modalidade pode fazer com que a instituição suspenda a modalidade para novas aberturas, tal como já fez o Banco do Brasil. O site www.iconta.com.br já não está mais disponível, o que pode representar um forte indício.

Com a modalidade digital o cliente tem:
  • Saque ilimitado nos caixas eletrônicos (Itaú ou Banco24Horas)
  • Transferência ilimitada para qualquer banco via DOC ou TED (desde que a transação seja feita pela internet, celular ou caixa eletrônico);
  • Conta sem tarifa de manutenção

Caso o talão de cheque seja indispensável para você, não lhe restará outra alternativa a não ser mudar o pacote da conta na agência. A resolução 3.919 determina que todo banco deverá disponibilizar um número de transações gratuitas, consideradas Serviços Essenciais, o que inclui 10 folhas de cheque por mês. Infelizmente nas contas digitais o fornecimento de cheque não é obrigatório e, portanto, o banco pode optar por suspender a modalidade aos clientes do segmento.

O aviso da suspensão do cheque está sendo feito pelo internet banking e através de mensagem SMS. Quem já tiver talão emitido poderá utilizá-lo normalmente, o que ficará proibido é a solicitação de novas folhas.


0 comentários:
Postar um comentário