Como funciona o Estorno no Cartão de Crédito e quanto demora

O Estorno no Cartão de Crédito é muito comum, trata-se de uma modalidade de cancelamento de compra. É utilizado quando o estabelecimento erra o valor da compra ou então o cliente desiste da compra. O procedimento é simples e pode ser realizado pelo estabelecimento na própria “maquininha” de cartões. O estorno as vezes acontece em até cinco dias úteis, mas em alguns casos ele pode demorar até duas faturas seguintes, isso porque o estabelecimento é que faz a solicitação de crédito para a administradora, com isso o limite pode ficar comprometido por um longo período até que o crédito seja confirmado na fatura.


O QUE É O ESTORNO

Trata-se de uma modalidade de cancelamento de compra, em que a loja ou estabelecimento faz a solicitação de devolução do valor da compra para o seu cartão. O estorno faz com que o valor da compra seja lançado como crédito, anulando assim a compra.

 Exemplos de uso: erro de valor, cliente desistiu ou ainda a compra foi feita com juros quando na verdade o parcelamento era pela loja sem juros, etc.

QUANTO TEMPO DEMORA

Normalmente após o estabelecimento realizar o pedido do estorno o valor é creditado no seu cartão em até 7 dias úteis. Porém em alguns casos a compra pode demorar até dois ciclos (duas faturas) para ser estornada, porém esses são casos extremos e dificilmente isso acontece hoje em dia, pois a maioria das administradoras e estabelecimentos costumam efetuar o cancelamento em até 7 dias.

Dependendo da data do fechamento da sua fatura e do dia que o estorno for creditado, pode ser necessário efetuar o pagamento do valor, no entanto quando o estorno for registrado pela administradora ele virá como crédito (+).

COMO EVITAR

Em algumas situações é possível evitar o erro no registro da compra em seu cartão seguindo algumas dicas e com pequenos cuidados. Se a compra for realizada pela internet por exemplo, verifique o valor final dos produtos no carrinho de compras e a quantidade de itens antes de confirmar a transação. Já para as compras realizadas em estabelecimentos ou lojas, antes de digitar a senha verifique se o valor está correto (a maioria dos erros aparece ali). No caso de compras parcelas tem um cuidado adicional que pouca gente toma,  não basta apenas olhar o valor que aparece na máquina de cartões, você deve também verificar se o impresso no comprovante bate com o valor, isso porque se o estabelecimento errar e efetuar a compra financiada pela administradora  (com juros) você só descobrirá pelo documento.

5 comentários:

  1. tem como fazer estorno de fatura de cartão da credito?

    ResponderExcluir
  2. o valor do estorno vem ainda cobrado na fatura
    eu tenho que paga.?

    ResponderExcluir
  3. a minha filha comprou uma parelho de telefone valor de 200 reais so que a sogra dela deu um parelho parecido como ela pode fazer o estorno do cartão tem 8 dias a compra

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz uma compra no valor de1.000 reais já tem 8 dias o que eu faço.?

    ResponderExcluir