Como diminuir o limite do Cartão de Crédito

Hoje vamos falar sobre Como diminuir o limite do Cartão de Crédito, apesar de ser a vontade de uma pequena parcela de consumidores pois a maioria só quer aumentar o valor que o banco disponibiliza. Já falamos aqui diversas vezes que o cartão de crédito pode se tornar um grande aliado no consumo, no entanto para ele se tornar o vilão não é nada difícil, basta observar os dados de inadimplência por causa do dinheiro de plástico no ano passado. Muitos acabam fazendo do limite do cartão de crédito um salário e com isso acabam se endividando tanto que quando se dão conta já é tarde demais pois a “bola de neve” está formada.
Uso em excesso de cartão pode colocar em risco a saúde financeira. Reduzir limite pode ajudar a se manter no controle.


Armadilhas do Cartão

Um das principais armadilhas do cartão de crédito é a compra parcelada, muita gente acaba se iludindo com a “parcelinha” em 12 vezes sem juros, dessa forma o consumidor vai se endividando sem dar importância para a somatória ao longo do mês. No dia do fechamento ele tem uma grande surpresa vendo que aquelas “parcelinhas” na verdade vão comprometer uma grande parte do orçamento familiar. Então a grande dica para evitar isso é ter um cartão de crédito com limite compatível com a sua renda, dessa forma você não gastará mais do que pode pagar. Lembre-se, comprometer toda a renda com dívidas é assumir um risco muito alto, não vale a pena, qualquer problema pode colocar em risco a sua saúde financeira.

Como reduzir o limite

O consumidor tem o dinheiro de solicitar que o valor do limite seja reduzido. Para isso ele deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do seu cartão (obs: o telefone sempre está disponível no verso do cartão). Recomendamos também que você não autorize o aumento do limite de crédito sem a sua autorização, dessa forma qualquer aumento de limite deverá ser comunicado antes a você.

Agora se você consegue ter o controle dos gastos e não se rende as tentações do consumismo então não é preciso reduzir o limite do cartão. Basta utilizar apenas o que você pode pagar. Mas prevenir nunca é demais!

O Cartão de Crédito se tornou uma armadilha principalmente porque ele é um dinheiro que está disponível a qualquer momento para o cliente. Para se ter uma ideia do perigo os juros dos cartões de crédito podem chegar a 655% ao ano, se você já achou esse valor impressionante saiba que existe um cartão de um hipermercado que cobra absurdos 1.044% ao ano².

0 comentários:
Postar um comentário