Tudo que precisa para abrir uma conta poupança na Caixa

O hábito de guardar um pouco de tudo aquilo que se ganha é uma escolha responsável, felizmente têm sido adotado por grande parte dos brasileiros, não importa quanto você guarda, a longo prazo o valor poderá ser utilizado para a realização de um sonho, como por exemplo a compra da casa própria ou ainda utilizado em uma emergência, afinal nunca sabemos quando vamos precisar, isso evitaria que você tivesse que contrair um empréstimo com uma alta taxa de juros, o que é muito comum no Brasil. A Caixa Econômica Federal é líder em poupança, isso porque além de guardar o seu dinheiro em uma instituição financeira sólida e segura, você não o deixa parado, pois todo mês ele rende (conforme regra vigente da poupança).


Ao abrir uma Conta Poupança você também receberá gratuitamente um Cartão de Débito de uma dessas três bandeiras: Visa, ELO ou MasterCard. Através desse cartão será possível movimentar sua poupança com segurança, podendo fazer saques em Caixa Eletrônicos ou ainda utilizá-lo para comprar na função débito. Se você tem preferência por alguma das três bandeiras, não deixe de mencioná-la no momento da abertura. O Cartão de Débito da Poupança da Caixa é moderno e seguro, pois ele é equipado com Chip de Segurança e senha.

Quais os documentos necessários


  • RG (Registro Geral) ou outro documento oficial com foto (CNH, passaporte, etc);
  • CPF próprio (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone, etc). É importante que a conta tenha sido emitida a no máximo 90 dias;


Importante: recomendamos que leve consigo também uma cópia simples (xerox) junto com os documentos originais, pois algumas agências da Caixa Econômica Federal não tiram xerox no caso de abertura de conta poupança.

Menores de 16 anos – A abertura da conta poupança também pode ser feita por menores de 16 anos (de 0 a 16 anos) no entanto é necessário o comparecimento de um responsável, pois é ele que assinará o termo de abertura da Conta Poupança. O responsável deve apresentar os mesmos documentos (RG, CPF e comprovante de endereço).

Precisa realizar depósito mínimo?
Não há depósito mínimo. O interessado deverá realizar um depósito de qualquer valor só para ativar a conta e não deixá-la zerada. O depósito normalmente deve ser efetuado no Caixa Eletrônico.

Preciso comprovar renda?
Não é necessário. A Conta Poupança é uma conta bancária utilizada apenas para depósito, por essa razão não é feito análise de risco, então não precisa comprovar renda no momento da abertura pois não é disponibilizado limite de crédito para o consumidor.

Quanto rende o dinheiro depositado na Poupança?
A remuneração da Poupança varia conforme a Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). Se essa taxa for menor do que 8,50%, o saldo será corrigido com 70% da taxa básica + variação da TR (Taxa Referencial). Se a taxa básica de juros ficar acima de 8,50% o rendimento da poupança será de 0,50% ao mês + TR. Esse cálculo é um pouco complicado, veja aqui um simulador para facilitar a compreensão.

0 comentários:
Postar um comentário