Como abrir Conta Poupança no Banco do Brasil

Uma Conta Poupança é uma maneira segura de guardar o seu dinheiro. No artigo de hoje o blog vai falar sobre a abertura de uma poupança no Banco do Brasil (BB) de forma bem simples. Dessa forma você poderá guardar o seu dinheiro sem deixá-lo parado, isso porque todo mês ele rende (de acordo com os rendimentos da nova poupança). A conta não tem nenhum custo ou mensalidade, além disso o cliente recebe um cartão de débito que pode ser utilizado para saques em terminais de autoatendimento ou ainda para realizar compras no débito.


Atualmente o BB trabalha com diversos tipos de poupança, são elas: Poupança Ouro, Poupex, Poupança Ouro Salário, Poupex Salário, etc. No momento da abertura o atendente poderá lhe orientar sobre a opção mais indicada, normalmente é aberto a Poupança Ouro e a Poupex, que possuem apenas uma terminação diferente (mas possuem o mesmo número).

Quais os documentos necessários?

Para abrir uma conta na modalidade poupança no Banco do Brasil não é exigido muita coisa, basta que o cliente apresente a seguinte documentação:

  • RG ou outro documento de identificação oficial com foto (exemplo: CNH);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovante de endereço (recente);


Observação: O comprovante de renda é opcional para abertura de uma conta poupança. Se você apresentá-lo terá a vantagem que sua renda será cadastrado, o que posteriormente poderá facilitar a aquisição de outros produtos, tais como, cartões de crédito, empréstimos, etc.

Menores de 16 anos – Os menores de dezesseis anos só podem abrir uma conta bancária na presença de um dos pais ou responsável maior de dezoito anos. É necessário apresentar alguns dados do menor e do responsável, tais como, menor: RG ou Certidão de Nascimento e CPF. Já o responsável precisa apresentar o RG, CPF e um comprovante de endereço que seja recente.

Depósito mínimo

Quando realizei a abertura de minha conta poupança no Banco do Brasil não me foi exigido nenhum valor de depósito mínimo. O que acontece bastante, é o gerente da agência especificar um limite mínimo para abertura, nesse caso temos uma dica para burlar isso, se o atendente lhe disser que é exigido um depósito mínimo de “X” para abertura, concorde, mas não deposite. Isso porque o depósito é feito por você somente depois que a conta já está aberta, normalmente se faz pelo Caixa Eletrônico, com isso você deposita o quanto quiser. Os bancos utilizam desse artifício, para captar clientes de maior poder aquisitivo ou então induzi-lo a abrir uma conta corrente vinculada a poupança, que cobra tarifa.

Além disso o depósito só pode ser feito depois que a conta estiver aberta, no dia que abri minha conta o atendente disse que deveria aguardar pelo menos 1 (um) dia útil para a conta estivesse aberta, portanto o débito não pode ser feito no dia em que solicitei a abertura da conta. O depósito serve apenas para não deixar a sua conta zerada. Em contato com o SAC (Serviço de Apoio ao Cliente) do Banco do Brasil, fui informado de que não é exigido depósito mínimo (o cliente deposita quanto quiser).

O Cartão de Débito é enviado para o seu endereço de correspondência, se preferir também é possível recebê-lo na agência, tais informações serão prestadas pelo atendente responsável pela abertura de sua conta. Lembre-se que no momento da abertura a instituição solicita que você cadastre sua senha de acesso, essa será a senha que será utilizada para acessar sua conta por meio dos caixas eletrônicos, através do cartão.

0 comentários:
Postar um comentário