O que fazer em caso de compra não reconhecida no Cartão?

O uso do Cartão de Crédito facilita e muito na hora de realizar pagamentos em lojas e estabelecimentos, além de ser mais seguro pois evita que tenha que ficar andando com dinheiro em espécie. Porém o número de fraudes cometidas usando o cartão de crédito tem aumentado bastante, mesmo as administradoras tendo implementado tecnologias para evitar a clonagem, tal como chip e senha. Na matéria de hoje o blog Finanças vai explicar o procedimento para solicitar o cancelamento de uma compra não reconhecida que apareceu na fatura de seu cartão.

Cancelamento de compra não reconhecida

Caso o consumidor note que seu cartão de crédito foi utilizado indevidamente para realizar alguma compra deve entrar em contato imediatamente com a administradora comunicando o ocorrido, normalmente o primeiro procedimento a ser realizado é o bloqueio/cancelamento do cartão atual e solicitação de uma segunda via, com isso se evita que o plástico fraudado continue sendo utilizado para realizar compras.

Após o bloqueio e cancelamento do cartão a administradora pede alguns dias para que o departamento de segurança e combate a fraudes avalie se realmente aquela compra não foi realizada pelo cliente. Caso seja constatada a compra fraudulenta ela é removida da fatura do cliente, caso o mesmo já a tenha pago, a administradora faz a devolução do dinheiro em forma de “crédito”.

Dica: A maioria das administradoras oferece um serviço gratuito de aviso de compras por mensagens SMS. Com ele ativo fica muito mais fácil a identificação de compras fraudulentas, isso porque ele permite a identificação quase que no mesmo momento em que a compra ocorreu, evitando que seja descoberto apenas quando a fatura chegar.

A maioria das fraudes com cartão acontece em compras na internet, isso porque para comprar em sites é necessário apenas saber o número do cartão, data de validade e o código de segurança para que qualquer compra seja aprovada. Alguns sites são mais cuidadosos exigindo a confirmação do endereço, mas outros não tomam esse cuidado.

Qualquer pessoa que tiver contato com o seu cartão poderá intencionalmente anotar ou tirar uma foto do cartão de crédito, posteriormente utilizando-o para comprar na internet, que é o meio mais fácil de utilização de um cartão de crédito. Para se proteger dessa “falha de segurança” alguns clientes estão raspando ou ocultando o código de segurança para que ele não fique visível para as pessoas que tiverem contato com o plástico.

Fique tranquilo pois caso seu cartão seja utilizado indevidamente a administradora é obrigada por lei a retirar a cobrança, pois o cliente não é responsável pela segurança no meio de pagamento.

0 comentários:
Postar um comentário