Como negociar o valor da anuidade do Cartão

Muitas administradoras estão reajustando o valor da anuidade dos cartões de crédito, o que aumentou significativamente o custo de manutenção. A anuidade é cobrada todo ano pela maioria das administradoras, podendo ser o valor à vista ou parcelado. Nos cartões premium essa tarifa pode ser superior a R$ 1 mil, quanto maior o segmento do cartão mais cara é a anuidade – Nacional, Internacional, Gold, Platinum, Black e Infinite – além da cobrança pelo cartão titular muitos bancos também cobram o valor por adicional. Nesta matéria o blog finanças vai ensinar como negociar o valor da sua anuidade para conseguir um desconto ou até mesmo a isenção.


Técnica
Descrição
Ameaçar cancelar
Diga a administradora que quer cancelar o cartão caso o valor da anuidade não seja negociado.
Trocar as milhas do Cartão por isenção na anuidade
Verifique quantos pontos são necessários para trocar as milhas por isenção na anuidade. Dependendo da quantidade exigida pode não valer a pena.
Dizer que lhe ofereceram um Cartão sem anuidade
Ameaçar cancelar dizendo que o Banco X lhe ofereceu um Cartão isento de anuidade, ameaçando cancelar.
Negociação com o gerente
Caso tenha conta no banco administrador do cartão converse com o gerente e veja se é possível negociar o valor.
Investimentos no banco
Alguns bancos dão isenção da anuidade dependendo do volume investido em aplicações do banco.
Peça um Cartão sem anuidade e cancele o que cobra anuidade.
Caso negociar a anuidade esteja difícil, faça um Cartão sem a cobrança da anuidade, existem vários no mercado (Santander Free, Saraiva, Petrobras, Nubank, Hipercard, etc).

Ameaçar cancelar

Uma dica que funciona comigo é ligar para a Central de Atendimento e pedir a isenção da anuidade ameaçando efetuar o cancelamento do cartão, normalmente para impedir o cancelamento é oferecido um desconto ou até mesmo a isenção da anuidade. Mas essa tática nem sempre funciona, tudo vai depender do “humor” do atendente, já aconteceu comigo de ameaçar cancelar e o atendente dar continuidade a solicitação de cancelamento sem oferecer qualquer desconto na anuidade.

Algumas administradoras são mais rigorosas para negociação de anuidade, é o caso do Itaucard, é muito difícil conseguir uma isenção.

Troca por pontos

A maioria dos Cartões de Crédito contam com programas de fidelidade, no qual as suas compras são transformadas em pontos/milhas, que podem ser trocados por prêmios, assinaturas ou passagens aéreas. Alguns bancos também permitem que o cliente troque pontos por isenção ou desconto na anuidade, mas isso nem sempre é um bom negócio, pois a quantidade de pontos exigida para isenção é muitas vezes alta, daí não compensa para o cliente, uma vez que ele perde de trocar as milhas por passagens aéreas para conquistar a isenção.

Pedir ao gerente

Caso possua conta no banco que possui o Cartão de Crédito, uma outra dica é solicitar ao gerente da conta, normalmente ele têm autonomia para aplicar um desconto ou até mesmo conseguir a isenção vitalícia da anuidade. Então ter um bom relacionamento com o gerente é fundamental para negociar a anuidade.

Caso nenhuma das técnicas informadas acima não tenha efeito para negociar, recomendamos que procure um Cartão de Crédito isento de anuidade, existem vários no mercado, dentre eles podemos citar: Santander Free, Hipercard, Cartão Petrobras, Saraiva, Nubank e vários cartões de lojas.

O principal argumento para não pagar anuidade é que os bancos e administradoras já lucram um percentual sobre todas as suas compras e normalmente esse valor é alto. Alguns lojistas chegar a pagar mais de 5% de taxas para aceitar pagamentos com cartões, caso a compra seja parcelada ainda há um acréscimo por parcela. Além disso os juros cobrados pelo dinheiro de plástico são os mais altos do mercado. Então nada mais justo do que não pagar pela anuidade.

Um comentário:

  1. Estou insatisfeita com a anuidade desse cartão e com a dificuldade de resgatar os prêmios do super bônus estou querendo cancelar esse cartão e adquirir outro sem anuidade

    ResponderExcluir