Quanto tempo demora para cair um DOC Bancário?

Descubra quanto tempo demora para cair uma transferência interbancária via DOC. O valor estará disponível em até dois dias úteis, dependendo do horário em que foi enviado.

A transferência interbancária por meio do DOC (Documento de Ordem de Crédito) é a forma mais comum utilizada para transferir o dinheiro de uma conta para uma pessoa que possui conta em outro banco. Tal modalidade pode ser contratada através da internet ou ser feita pessoalmente nas agências. Neste artigo o site finanças falará sobre os prazos de compensação de uma transferência desse porte, normalmente ela pode demorar até dois úteis para constar na conta do beneficiário/destinatário, entenda.


Não existe valor mínimo para enviar uma transferência por DOC, entretanto as transferências são limitadas a R$4.999,99. Para valores superiores deve-se utilizar a transferência por TED (Transferência Eletrônica Disponível), cuja principal vantagem é a compensação no mesmo dia, normalmente em no máximo quinze minutos o valor transferido já constará como disponível na outra conta.

O Banco Central do Brasil (BCB) disponibiliza em seu site (acesse) e confira o valor cobrado por todos os bancos brasileiros.

Quantos dias demora para cair um DOC Bancário?

Essa é a principal pergunta quando o assunto é prazo do Documento de Ordem de Crédito, a compensação é feita manualmente pelas instituições financeiras de acordo com a praça de compensação, por essa razão o valor pode demorar até três dias úteis para acontecer, veja:


  • DOC enviado em dia útil até as 16 h (agências) ou até as 22 h pelo Internet Banking – A compensação acontece no dia útil seguinte a transferência, ou seja, no dia seguinte a transferência o valor já constará na conta do beneficiário já que a compensação é feita em D+1 (Dia útil + 1).
  • DOC enviado fora do expediente bancário – A compensação é feita em D+2, ou seja, dois dias úteis subsequentes a data da solicitação, isso acontece porque como a transferência foi realizada fora do expediente bancário, ela será efetivamente enviada apenas no dia seguinte.


Como fazer o DOC cair mais rápido?

A transferência via DOC é um procedimento bastante ultrapassado, isso porque ela é compensada manualmente pelos bancos, não há como fazer uma transferência via DOC cair mais rápido. Entretanto o consumidor pode optar por enviar uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) que está disponível para valores acima de R$500,00 (quinhentos reais), ela é compensada no mesmo dia, ocorrendo praticamente de forma instantânea, normalmente em menos de quinze minutos o valor já constará como disponível na conta do destinatário.

O melhor de tudo é que a TED possui praticamente o mesmo preço do DOC, com a diferença que ela é eletrônica, por isso a transferência é imediata.

0 comentários:
Postar um comentário