Transferência via TED pode agora ser feita com qualquer valor

A partir desta sexta-feira (15/01/2016) não há mais valor mínimo para a realização de um TED (Transferência Eletrônica Disponível). O consumidor poderá realizar a transferência de qualquer valor, tendo a transferência efetivada no mesmo dia, ou seja, em até trinta minutos o valor já consta na conta do destinatário, quando a transação for realizada dentro do horário de funcionamento do serviço (dias úteis das 6 h às 18 h).


Normalmente, o tempo máximo para que o valor já conste na conta do favorecido é de até 30 minutos (mesmo que transferência entre bancos diferentes). Não há limite de transferência via TED, bem como, agora, não há valor mínimo para a transação.

Diferença entre o DOC – Ao contrário do TED, o DOC não cai no mesmo dia, ele poderá demorar até dois dias úteis subsequentes ao envio para ser compensado. Então, para o consumidor já não é mais vantagem efetuar transferência via Documento de Ordem de Crédito, por conta da demora em que o valor demora para ser transferido. Além disso, o DOC é limitado ao valor de R$4.999,99.

A expectativa dos bancos é que as transferências via DOC caíam, cada vez mais, em desuso com o fim do valor mínimo aplicado pelos bancos nesta última sexta-feira (15). 

Valor da transferência – Tanto o DOC (Documento de Ordem de Crédito) quanto a TED (Transferência Eletrônica Disponível) possuem, praticamente, o mesmo valor. Na maioria dos bancos o valor é o mesmo para ambas as transações. Isso faz com que a utilização do DOC seja um desperdício de tempo, visto que o valor só demorará mais para cair na conta do favorecido.

Nas contas digitais (também conhecidas como eletrônicas) não há tarifa para este tipo de transação. Desde que ela seja realizada através dos canais eletrônicos disponibilizados pelos bancos (internet, caixa eletrônico, celular).

As contas digitais estão disponíveis, atualmente, em três bancos: Itaú (iConta), Bradesco (DigiConta), Banco do Brasil (BB Conta Digital). Funciona da mesma forma como uma conta corrente tradicional, porém, todas as transações são gratuitas quando realizadas por canais eletrônicos, sendo assim não há tarifa de manutenção ou pacote de cesta de serviço (mensalidade).


0 comentários:
Postar um comentário