Como emitir o DARF Boleto Bancário pela internet

O Documento de Arrecadação da Receita Federal, mais conhecido como DARF, é um documento que permite o pagamento de tributos federais (impostos) a RFB. O seu grande problema é que ele não é emitido com boleto bancário caso seja gerado através de um programa gerador, como o Carnê Leão, por exemplo. Neste artigo ensinaremos como o contribuinte pode gerar um boleto bancário e, assim, efetuar o pagamento do tributo em qualquer banco ou casa lotérica. O DARF com boleto bancário é muito mais prático, pois basta escanear o código para que o pagamento seja realizada via internet banking, caixa eletrônico ou celular.

A versão sem boleto bancário só pode ser paga nos bancos que possuem a opção de pagamentos de tributos no Internet Banking. Já o boleto bancário da DARF pode ser pago em qualquer rede bancária que aceite este meio de pagamento, facilitando o dia a dia do contribuinte.

COMO EMITIR O DARF COM BOLETO BANCÁRIO

A emissão deve ser feita pelo Sicalcweb (Programa para Cálculo e Impressão da DARF OnLine) que é exclusivo para tributos federais (exceto contribuições previdenciárias). Acesse o Sistema de Impressão da DARF OnLine e selecione o tipo de emissão que deseja realizar: Pessoa Física (CPF) ou Pessoa Jurídica – Empresas (CNPJ), tal como mostra a imagem abaixo:

Na tela seguinte escolha o menu PAGAMENTOS.

O próximo passo é informar o seu domicílio fiscal (estado e cidade de residência), tal como mostra a imagem abaixo.

O próximo passo é informar o código do tipo de pagamento que deseja realizar, data de apuração, vencimento e valor. Ao informar um CPF ou CNPJ será gerado um DARF para arrecadação em qualquer rede bancária.

O DARF emitido online tem a vantagem de contar com um código de barras, o que permite que ele seja pago em qualquer rede bancária que aceite pagamento de boleto bancário. É possível pagar online, pelo celular ou ainda através de caixas eletrônicos.

O Sicalcweb não calcula o valor do tributo, essa informação deve ser obtida em programas específicos, tal como o Carnê Leão, DIRF, DITR, Ganhos de Capital, Derex, Declaração Final de Espólio, DOI, dentre vários outros programas que calculam e geram a DARF Simplificada para pagamento.



0 comentários:
Postar um comentário