Como trocar a bandeira ELO por Visa ou Mastercard

A Bandeira ELO é 100% nacional e foi criada para competir com as bandeiras Visa e Mastercard que hoje dominam o mercado brasileiro de cartões de débito e crédito. Criada em 2011 por três grandes bancos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco, o cartão possui aceitação nas máquinas e terminais da Cielo. São mais de 1,3 milhões de estabelecimentos credenciados a Cielo. Alguns clientes tem reclamado da aceitação da nova bandeira, isso porque muitos estabelecimentos ainda não conhecem. A máquina da Cielo é a mesma que aceita o cartão de crédito da American Express.  
  

Diferença entre ELO e Visa e Mastercard 

As bandeiras Visa e Mastercard praticamente são aceitas por todas as máquinas de cartões de crédito pois não existe exclusividade entre nenhuma delas, então seja na máquina da Cielo ou da Redecard o cartão será aceito. Já a bandeira ELO por enquanto só é aceita nas máquinas e terminais da Cielo. 
  

Grandes lojas já aceitam o cartão 

Algumas das grandes lojas já aceitam o cartão, é o caso das Casas Bahia, Ponto Frio, Mercado Pago (Mercado Livre), Extra, Ricardo Eletro, Carrefour e  Walmart. É importante lembrar que a aceitação varia de acordo com a loja e da disponibilidade do equipamento, então é sempre bom perguntar antes de fazer a compra se estão passando esta bandeira, está é uma atitude importante não só para quem usa ELO mas também para quem utiliza American Express, Hipercard, Sorocred ou qualquer outra bandeira que possua aceitação restrita em alguns lugares. 
  
Outro ponto negativo da nova bandeira é que ela é aceita apenas nacionalmente, isto é, fora do Brasil ela não é aceita em lugar nenhum. Essa pode ser uma boa justificativa para você solicitar que seu banco faça a substituição de seu cartão atual. 
  

SOLICITAR A TROCA POR OUTRA BANDEIRA 

Se você não está satisfeito com a bandeira ELO, poderá entrar em contato com o seu banco (Caixa, Bando do Brasil ou Bradesco) e verificar a possibilidade de fazer a portabilidade do cartão para outra bandeira de maior aceitação: Visa ou Mastercard.  
  
O vendedor Lucas Moraes conta que ao abrir a uma conta no Bradesco aceitou um novo cartão de crédito desta bandeira, apesar da aceitação ainda restrita ele diz estar satisfeito com o limite: “Não dá pra andar apenas com o cartão da bandeira Elo, mas para compra de móveis, eletrodomésticos ou até supermercados que sei que ele é aceito o cartão é um ótimo aliado, principalmente para o parcelamento em até 12 vezes. Ainda mais com o limite generoso que o cartão me ofereceu”. 
  
Os clientes mais insatisfeitos são aqueles que receberam o cartão de débito com a Bandeira Elo. Já como Cartão de Crédito a bandeira parece agradar mais os consumidores. Quem quiser a substituição do cartão por outra bandeira o melhor a fazer é entrar em contato com o seu banco. 
  
E você está satisfeito com o cartão ELO?