Como gerar uma 2ª via do CPF pela internet

O CPF é muito utilizado no dia a dia, caso você perca o documento é possível tirar uma segunda via gratuitamente através da internet por meio da Receita Federal.

Antes de mais nada saiba que a Receita Federal do Brasil (RFB) já não emite mais o Cartão Azul do CPF (Cadastro de Pessoa Física), ele foi substituído pelo Comprovante de Inscrição no CPF, que tornou todo o processo mais simples, é possível inclusive que o próprio cidadão emita gratuitamente uma segunda via de seu documento pela internet, o comprovante deve ser impresso em folha comum, tendo a mesma validade do documento original, isso porque ele conta com um código de autenticação que permite que o receptor consulte via internet a autenticidade das informações ali descritas.


Neste artigo explicaremos o procedimento para emissão do Cartão de Inscrição no CPF OnLine, procedimento é grátis! Para utilizá-lo é necessário que o contribuinte saiba o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e tenha também o Título de Eleitor, pois a numeração é utilizada para a autenticação das informações e serve como um elemento adicional para evitar emissão indevida de uma 2ª via.

Como gerar um novo CPF pela internet

Antes de mais nada saiba que o número do documento não será alterado, isso porque a numeração é definitiva por cidadão, não podendo ser alterada e/ou modificada por nenhuma razão.


É preciso apenas digitar no formulário as seguintes informações:

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) com onze dígitos;
  • Nome completo;
  • Nome da mãe;
  • Data de Nascimento;
  • Número do Título de Eleitor;


Após preencher todas as informações solicitadas pela ferramenta de segunda via do site da Receita Federal, selecione “ENVIAR”.

Caso todas as suas informações estejam corretas, será gerado o “Comprovante de Inscrição no CPF”, basta realizar a impressão, ele tem o mesmo valor legal de um documento (tal como o antigo Cartão Azul), pois ele conta com um verificador de autenticidade que permite a consulta das informações do Cadastro da Pessoa Física.

Caso não consiga emitir a segunda via pelo internet ou não tenha o Título de Eleitor, neste caso a solicitação deverá ser feita pessoalmente em um posto autorizado, atualmente é possível retirar uma 2via do CPF nos seguintes locais: Caixa Econômica Federal, Correios, Banco do Brasil ou consulados do Brasil no exterior. Em alguns locais é cobrado R$5,70 (cinco reais e setenta centavos) para enviar o pedido da segunda via do documento.

0 comentários:
Postar um comentário