Vencimento de fatura de cartão de crédito em dia não-útil

Se você deseja ter uma boa saúde financeira precisa manter todas as suas contas pagas em dia, principalmente a fatura dos cartões de crédito já que este meio de pagamento possui juros que podem chegar a mais de 400% ao ano, uma das maiores taxas de juros do mercado. Nesse artigo explicaremos o que fazer caso a fatura do seu cartão de crédito caia em um dia não útil, tal como final de semana ou feriado.

Quando o vencimento acontece em um sábado, domingo ou feriadodias que os bancos costumam não abrir o pagamento pode ser feito no dia subsequente sem qualquer prejuízo para o consumidor.

Por exemplo, digamos que sua fatura vença todo dia 1, em maio, o 1º de maio é feriado (dia do trabalho) nesse caso o consumidor poderá pagar a fatura no próximo dia útil sem qualquer prejuízo, ou seja, não será cobrado juros, multa ou qualquer outro encargo por atraso, já que não houve atraso em virtude do dia do vencimento não ser contabilizado como “dia útil”.

É fato que hoje em dia o consumidor pode pagar contas pela internet, cujo agendamento pode ser feito 24 horas, mas, infelizmente, não são todos os consumidores que são adeptos dessa tecnologia, muitos clientes só pagam suas contas por meio de bancos ou casas lotéricas, portanto, é injusto cobrar juros se o vencimento for em um final de semana (sábado ou domingo) ou feriado.

Não importa se o feriado é municipal, estadual ou federal (nacional), o pagamento poderá ser efetuado sempre no dia útil subsequente sempre que houver um dia não-útil no município de residência do consumidor.

Feriado prolongado – Se houver um feriado prolongado, apenas os dias em que a rede bancária não abre é que o pagamento após o vencimento será aceito sem cobrança de juros. Normalmente os bancos divulgam em jornais o “abre e fecha” alertando sobre o funcionamento da rede bancária no período que antecede o feriado.

Dica – prefira pagar a fatura antecipada ao vencimento. Infelizmente o sistema das administradoras é falho, quando o feriado é municipal nem sempre o evento é contabilizado, o que pode fazer com que sejam cobrados juros, multa e vários outros encargos por atraso, diante do erro o consumidor acaba tendo que “perder tempo” para ligar para a administradora e informar que houve um feriado municipal, portanto os juros devem ser retirados da fatura.

Além disso, pagar a fatura antecipada além de liberar o limite mais rápido, ainda lhe ajuda a ter um melhor relacionamento com a administradora e, assim, conseguir melhores limites de crédito no longo-prazo. 


Um comentário: