Como saber se você caiu na Malha Fina no Imposto de Renda

Após declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) muitos contribuintes ficam na expectativa para receber a restituição do IR ou então para não cair na malha fina, nesta matéria o OficialBlog ensinará como consultar – pela internet ou pelo celular – se a sua declaração já foi processada, se está em análise ou se caiu na malha fina. Este tipo de consulta pode ser feita via internet. Na declaração de Imposto de Renda 2017, quem declarou no primeiro dia já consegue descobrir se ela já foi processada.

Acompanhar o status da Declaração de Imposto de Renda
O status do processamento do imposto de renda pode ser acompanhado de três formas, são elas:


STATUS DA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

Recebida – A Declaração de Imposto de Renda do ano informado foi recebida pela Receita Federal, mas o processo de análise ainda não foi iniciado pelo Fisco. O tempo de análise varia de acordo com a fila de declarações que os supercomputadores da RFB tem para analisar.
Em Processamento – A declaração já foi recebida e, neste momento, está em processamento pela RFB, isso significa que o fisco está analisando a sua declaração. Essa etapa é, geralmente, feita apenas por computadores do Fisco.
Processada – A declaração foi processada pela Receita Federal, este status indica que a declaração está OK. O resultado, no entanto, pode ser revisto em um período de 5 (cinco) anos).
Com pendências – Isso indica que a declaração não foi liberada pela Receita Federal, alguma pendência ou inconsistência nos dados foi encontrada. O contribuinte deve, obrigatoriamente, regularizar o documento ou então pedir uma nova revisão ao Fisco.
Em análise – A declaração – original ou retificadora – foi recebida pela Receita Federal, mas o órgão aguarda o envio de documentos que, eventualmente, podem ter sido solicitados através de intimação enviada ao declarante.
Retificada – Indica que a declaração anterior foi, integralmente, substituída por uma retificadora.
Cancelada – Por interesse da Receita ou mediante a solicitação do contribuinte a declaração foi cancelada.
Tratamento Manual – A declaração está sendo analisada por tratamento manual e o contribuinte deve aguardar uma notificação da Receita Federal. A unidade da Receita Federal da sua região ou a Delegacia da Receita Federal devem estar analisando manualmente as suas informações.
Em fila de restituição – O contribuinte tem direito a restituição e, portanto, o valor está em fila para ser depositado no banco informado. Confira os lotes de restituição do Imposto de Renda no site da Receita Federal do Brasil.


Malha Fina Se a Declaração estiver com o status “Com Pendência”, “Em Análise” ou com “Tratamento Manual” isso significa que o documento não foi 100% aceito, pois o consumidor caiu na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física.

Caso seu status esteja: “Processada” ou “Processada – em fila de restituição.” isso significa que o documento foi liberado. Caso tenha direito a receber a restituição o valor será depositado nos meses de Junho a Dezembro, respeitando os lotes. É importante lembrar, no entanto, que a qualquer momento o documento em fila de restituição pode retornar para análise caso a Receita Federal encontre alguma irregularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também