Cadastro Positivo pode não ser tão bom para o score

Cadastro Positivo nem sempre é benéfico para o consumidor. Meu Score despencou depois que eu aderi ao cadastro positivo!

O cadastro positivo é oferecido pelas empresas de proteção ao crédito como algo que vai impulsionar o seu score (pontuação de crédito) e facilitar a aprovação de crédito, mas isso nem sempre é verdade. Neste artigo vou mostrar o que aconteceu com o meu score após aderir ao cadastro positivo e porque eu optei por cancelá-lo. 


Consumidor precisa ser pontual e fugir do débito automáticoA primeira razão para não aderir ao Cadastro Positivo é que o consumidor só consegue ser beneficiado caso pague todas as contas antes do vencimento, do contrário ele pode derrubar a sua pontuação. No meu caso eu sempre paguei em dia, mas sempre optei pelo débito automático.

No débito automático o pagamento só é realizado na data de vencimento ou no dia útil subsequente caso o vencimento seja em um dia não-útil. 

O grande problema é que toda vez que o vencimento da conta cadastrada em débito automático é um final de semana ou feriado, o pagamento é realizado no próximo dia útil, isso é contabilizado pelo cadastro positivo como atraso no pagamento.

De nada adiantava eu pagar tudo em dia se estava cadastrado no débito automático, isso só impactava negativamente no meu cadastro positivo. A solução que encontrei foi, após oito meses no cadastro positivo, realizar o cancelamento, isso ajudou a subir o meu score de crédito.

Portanto, não recomendo o cadastro positivo para os consumidores que usam o débito automático, pois seu score tende a cair! O cadastro positivo é mais indicado para os consumidores que realizam o pagamento de forma manual até o vencimento, pois isso favorece a pontuação.

Embora a adesão do cadastro positivo seja simplificada e feita pela internet, o cancelamento é burocrático, quem não tem certificado digital só consegue fazer a suspensão do Cadastro Positivo em uma agência do órgão de proteção ao crédito ou mediante ao envio da solicitação por Correios com firma reconhecida em cartório.

Privacidade – Também considero que o cadastro positivo viola a privacidade do consumidor, pois uma vez feita a adesão as empresas de proteção ao crédito ficam sabendo sobre os vencimentos, valores e data de pagamento de todas as suas contas.