CPF pendente de regularização: como negociar com a Receita Federal

CPF é o documento mais utilizado no dia a dia, pendência no documento pode gerar uma grande dor de cabeça junto à Receita Federal.

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos documentos mais importantes no Brasil, sem ele não é possível tirar passaporte, abrir conta em banco, adquirir produtos ou serviços financeiros e nem conseguir um emprego registrado. Em quase todos os cadastros o número do documento é solicitado. Caso seu CPF esteja irregular ou pendente de regularização, veja neste artigo como providenciar a regularização junto a Receita Federal do Brasil (RFB).


Para ser considerado válido o CPF do contribuinte precisa apresentar o status REGULAR, caso o documento esteja em uma das situações abaixo, ele não é considerado válido para utilização e, portanto, não costuma ser aceito como documento:
  • Irregular
  • Pendente de Regularização
  • Cancelado
  • Suspenso
  • Nulo


Em casos menos complexos é possível regularizar o CPF pela internet basta acessar o site idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao e selecionar a opção REGULARIZAR CPF. Já nos casos em que não é possível resolver pela internet, só agendando uma data e horário em um posto de atendimento da Receita Federal.

O agendamento pode ser feito via telefone 146 ou então pelo site idg.receita.fazenda.gov.br/interface/agendamento. Na data e local escolhido basta comparecer no posto de atendimento com, no mínimo, 15 minutos de antecedência.

O CAC – Centro de Atendimento do Contribuinte – estão espalhados por todo o Brasil. Pelo site idg.receita.fazenda.gov.br/contato/unidades-de-atendimento é possível conferir o endereço de TODAS as unidades.

A maioria dos casos de pendência no Cadastro de Pessoa Física está relacionado a pendências no Imposto de Renda ou porque a pessoa caiu na malha fina. Muitas vezes a pessoa esqueceu de entregar a declamação quando estava obrigada ou então entregou o documento com alguma pendência e teve o IRPF retido.

O passo a passo indicado aqui também serve para negociar débitos de Pessoa Jurídica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também