Como funciona e como se inscrever no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo foi regulamentado já há algum tempo, porém são poucas as pessoas que fizeram a adesão. Na matéria de hoje o site finanças vai falar sobre as vantagens para que você solicite a inclusão de seu nome neste cadastro, como o próprio nome já indica ele é um cadastro positivo no qual o consumidor autoriza que as empresas e financeiras no qual ele realiza pagamentos de forma pontual, informe seus dados no sistema de análise de crédito dos órgãos de proteção ao crédito. Dessa forma caso você pague suas contas sempre em dia será possível tirar proveito disso, uma vez que seus dados de adimplência, poderão ser consultados por empresas no momento da análise do crédito.


Antes o Brasil tinha apenas um cadastro de inadimplência, no qual são informados o nome de todos os consumidores que estão com o “nome sujo” na praça, exemplo, não quitação de uma dívida. Em 2011 o Cadastro Positivo foi regulamentado no Brasil, ele nada mais é do que o oposto do cadastro de inadimplência, ele lista o nome de todos os consumidores que são adimplentes, ou seja, que pagam suas contas em dia.

Entre as vantagens de fazer parte do cadastro está:

  • Aumento significativo na oferta de crédito – Ao aderir ao Cadastro Positivo você facilita a análise de crédito, isso porque você obtêm um status positivo, que pode facilitar a aprovação. No momento que a empresa que você deseja contratar algum produto ou serviço utilizar as ferramentas de análise de risco, ela verá que você tem um histórico positivo no mercado, consequentemente poderá facilitar a aprovação de seu crédito.
  • Reduz a taxa de juros – O banco de dados também tem o poder de reduzir a taxa de juros no momento da contratação de um financiamento. Isso porque você se torna um consumidor mais confiável para empresa, como o risco é menor, a taxa de juros também pode ser reduzida pelo banco no momento da análise ou simulação.
  • Aumento de limite – Ao ter um status positivo, os bancos, financeiras e administradoras de cartões de crédito podem ter mais motivos para aumentar o seu limite de crédito. Pois você é um consumidor que tem um histórico de pagamento de contas em dia, consequentemente terá mais facilidade na obtenção de crédito/limite.


Contas pagas em dia – Basicamente o que o cadastro vai informar é a pontualidade de seus pagamentos. Por exemplo, a concessionária de energia elétrica poderá informar que sua conta foi paga em dia, sua administradora de cartão, financiamentos, etc. Os tipos de contas que podem entrar neste cadastro são os mais diversos. A adesão ao novo cadastro é recomendada apenas para clientes que fazem o pagamento até a data de vencimento, caso contrário o Cadastro Positivo não é recomendado, pois ele poderá ter o efeito contrário.

Como se cadastrar no Cadastro Positivo

É preciso que o cliente realize um cadastro em um serviço de proteção ao crédito. A Boa Vista é administrado do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), seu cadastro pode ser feito por meio do site www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo basta selecionar a opção “Cadastro Positivo”, em seguida escolher “Participe OnLine” para preencher o formulário de cadastramento. Por medida de segurança após preencher a solicitação é preciso assinar o documento e enviá-lo por correios junto com os comprovantes. Caso você possua um certificado digital a assinatura do documento poderá ser feita de forma eletrônica, basta seguir as instruções no momento do cadastro.

Cada empresa de proteção ao crédito possui um Cadastro Positivo, o relacionado acima refere-se apenas ao do SCPC que é administrado pela Boa Vista.

Um comentário:

  1. Depois me cadastrei no cadastro positivo eu acho que facilitou um pouco a concessão de crédito pra mim. Porém para minha esposa acho que o efeito foi o oposto, ela vem encontrando mais dificuldade para obtenção de crédito. Será que é porque eu compro mais as coisas no meu nome? Existe alguma forma de consultar todas as informações que as empresas que consultam o cadastro positivo têm sobre mim? Obrigado desde já

    ResponderExcluir