Consumidor deve fazer Alerta de CPF e documento perdido ou roubado

Alerta nos órgãos de proteção ao crédito dificulta a vida do criminoso. Infelizmente poucos consumidores sabem da existência desse serviço gratuito.

Segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, a cada 14,4 segundos um consumidor brasileiro é vítima de tentativa de fraude financeira. As chances de ser vítima de uma fraude financeira mais do que dobram em caso de perda, roubo ou extravio de documentos. Se você perdeu o CPF, RG, CNH, talão de cheque ou qualquer outro tipo de documento, deve emitir um alerta para o SPC e Serasa, de modo que possa dificultar que alguém mal-intencionado utilize seus documentos para abrir contas bancárias, contratar cartões de crédito, crediário, etc em seu nome.


A maioria dos consumidores não sabe que o alerta gratuito de documentos perdidos ou roubados é oferecido pelo SPC, Serasa e SCPC (Boa Vista). Sem o alerta a pessoa que encontrou seu documento obtém mais facilidade para utilizar seus dados. Com o alerta o roubo de identidade é dificultado, pois os bancos e empresas desconfiarão caso algum documento seu seja utilizado, gerando uma camada extra de proteção.

Com seus documentos roubados um golpista pode:
  • Abrir conta em banco;
  • Fazer contas, cartão de crédito e/ou crediário com a intenção de não pagar;
  • Usar seu nome como “laranja” para atividades ilícitas;
  • Contratar um plano pós-pago de celular;
  • Fazer financiamentos ou empréstimos financeiros;


Para evitar que isso aconteça, registre um boletim de ocorrência em caso de perda de documento. Além disso, faça o alerta nos órgãos de proteção ao crédito. O alerta reduz em mais de 70% as chances de algum golpista conseguir usar seus dados para contratar produtos e/ou serviços financeiros.

SERASA

A Serasa disponibiliza gratuitamente o cadastro de documentos, CPF e cheques roubados. O cadastro pode ser feito pelo site www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos ou ligando para (11) 3373-7272.

Há dois tipos de alerta, o primeiro é temporário, ele pode ser registrado sem a apresentação do boletim de ocorrência, ele mantém um alerta por 10 dias úteis para documentos e 3 dias úteis para cheques, depois desse prazo não é divulgada nenhuma informação sobre documento perdido/roubado.
O alerta definitivo exige, por questões de segurança, que o cidadão envie uma cópia do boleto de ocorrência registrado em uma delegacia de polícia ou pela internet (caso seu estado ofereça essa função). O alerta permanente protege a sua identidade contra golpistas.

SPC

O SPC não possui um cadastro online, para consultar o endereço onde o alerta pode ser feito acesse o site www.spcbrasil.org.br/consumidor/spc-alerta-de-documentos ou www.spcbrasil.org.br/consumidor/postos-atendimento, é necessário comparecer com RG, CPF e o boletim de ocorrência da perda/roubo ou extravio do documento.


O alerta do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é válido por tempo indeterminado. As empresas que consultarem à base de dados do SPC saberão que você teve um documento extraviado ou roubado, portanto serão mais criteriosas na confirmação da identidade caso algum documento seu venha ser apresentado.

BOA VISTA

A Boa Vista é administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), ela também possui um alerta de documento perdido ou roubado. O cadastro pode ser feito pelo site www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo/sos-cheque-e-documentos/ ou através do telefone, basta ligar para o 0800 011 1522 das 8h às 22h.

Como esse alerta fica cadastrado no banco de dados do SCPC e todas as vezes que um empresário ou lojista consultar o seu CPF/CNPJ, ele será informado sobre o roubo ou a perda dos seus documentos. Dessa forma, se alguém tentar usar indevidamente o seu cartão ou cheque, por exemplo, não terá sucesso.

Atenção – Só registre o alerta caso tenha tido um documento extraviado. O alerta pode dificultar a liberação de crédito em bancos, instituições financeiras e lojas, pois cria um alerta sobre o risco de fraude financeira caso não seja comprovada a identidade do comprador.


Um comentário:

  1. Obrigada, fui assaltada e já fiz o boletim de ocorrência pela delegacia eletrônica de São Paulo, já aproveitei e fiz o alerta definitivo de documento roubado no Serasa. Isso vai me deixar mais tranquila, pois o marginal não vai ter tanta facilidade pra usar meus documentos.

    ResponderExcluir